top of page

MDB oficializa apoio a Elias Gomes na disputa em Jaboatão dos Guararapes

O ex-gestor está pré-candidato pela Federação PT/PV/PCdoB afirmou que terá "bastante protagonismo" caso seja eleito


Da Folha de Pernambuco

Foto: Clarice Melo / Folha de Pernambuco


O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou apoio a pré-candidatura de Elias Gomes (PT), para a disputa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no ano que vem. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), na sede estadual do partido, no bairro do Recife.


Elias, que já foi prefeito de Jaboatão por dois mandatos consecutivos (2009-2017), e estava no MDB até setembro deste ano, disputará o pleito, desta vez, pelo Partido dos Trabalhadores com uma "frente amplíssima" em seu palanque.


O ex-gestor está pré-candidato pela Federação PT/PV/PCdoB e já conta com o apoio do PRTB, do Republicanos, e agora, oficialmente, do MDB — partido que afirmou que terá "bastante protagonismo" caso seja eleito. PSB e Solidariedade são outras siglas que estão sendo sondadas.


"Desde o início do ano eu venho acompanhando as pesquisas, e percebi que há um ânimo muito grande em torno do meu nome. E do mesmo jeito que nós podemos dizer que o Brasil voltou com o presidente Lula, nós poderemos dizer que Jaboatão vai voltar. Essa fotografia que estamos tirando hoje é a fotografia da história da defesa da democracia, que o MDB tão bem protagonizou nos momentos mais difíceis da ditadura, e agora, nos momentos de recontrução da democracia." enfatizou Elias, no final do discurso, bastante emocionado.


Raul Henry, presidente estadual do MDB, marcou presença no evento e afirmou que a sigla se fortalecerá nas eleições de 2024 com a candidatura de Elias, aumentando ainda mais o número de prefeitos em Pernambuco.


"Conheci Elias na condição de militante do MDB, na década de 80, aqui na Região Metropolitana. De lá pra cá, tivemos uma longa convivência de praticamente 40 anos, e posso afirmar que ele é um homem íntegro, que dedicou a vida para a Política, para a causa do povo. Um homem competente, íntegro, trabalhador.", afirmou o ex-deputado federal.


O retorno

Depois de desistir de disputar a eleição para a Prefeitura do Cabo do Santo Agostinho, em 2020, Elias afirmou que foi Raul Henry quem o convenceu à voltar para a Política, dois anos depois, em 2022. Na ocasião, ele saiu candidato a deputado federal pela sigla e recebeu 18.950 votos. Não se elegeu.


O pré-candidato assegurou, contudo, que saiu da eleição mais forte. Afirmou que o sentimento do povo, nas ruas, durante a campanha, o fez "ressuscitar" — nas palavras dele — e entender que deveria voltar para a vida pública.


Chapa

Em entrevista, Elias afirmou que ainda não definiu um nome para compor a chapa. Com tantos partidos apoiando a sua candidatura, é natural que a disputa pela cadeira de vice-prefeito esteja bastante acirrada. Um nome ligado ao setor evangélico, ou o de uma mulher, estão sendo avaliados, visando conquistar o voto protestante — parcela considerável do eleitorado de Jaboatão — ou sublinhar o apoio às pautas identitárias.


Presenças

Estiveram presentes no ato, o e ex-deputado federal e atual presidente estadual do MDB, Raul Henry; o senador Fernando Dueire; a deputada federal Iza Arruda; o deputado estadual Jarbas Filho; o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto; o presidente da Câmara dos vereadores do Cabo de Santo Agostinho, Ricardinho; além de outras lideranças do partido no estado.


Comments


bottom of page