top of page

Marlus Costa questiona o governo Mano Medeiros sobre as ações para diminuir a violência em Jaboatão

Segundo o parlamentar, os números apresentados pela mídia revelam que os bairros de Jaboatão são os mais violentos no estado de Pernambuco

Foto: Divulgação


Em mais uma sessão plenária que ocorreu nesta segunda-feira (19/02), o vereador Marlus Costa ocupou a tribuna da Câmara de Jaboatão para trazer à pauta a grave situação da segurança pública na cidade. Os números apresentados pela mídia revelam que os bairros de Jaboatão são os mais violentos no estado de Pernambuco.


O parlamentar questionou a ausência de políticas públicas por parte da prefeitura, que também tem responsabilidade na prevenção da violência e não somente jogar a responsabilidade no Estado. Ele destacou a falta de atuação nas comunidades da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, da Família e de Política sobre Drogas, a ausência de centrais de monitoramento e a carência de concursos para a Guarda Municipal.


Para Marlus, Jaboatão está vivendo um retrocesso administrativo devido à falta de investimentos e descaso com a pauta por parte da gestão municipal. Ele lembrou que recentemente um pai precisou acessar as imagens das câmeras do Parque da Cidade, localizado em Prazeres, quando tentaram aliciar o seu filho e teve a informação que os equipamentos estavam todos desativados. Lembrou também dos dois ônibus com central de monitoramento, doados pelo governo federal que foram abandonados pela gestão de Mano e Anderson.


“O Recife por exemplo tem o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) que tem foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário e o que a Prefeitura de Jaboatão, na gestão de Mano Medeiros tem a nos apresentar?”, indagou Marlus Costa. O vereador também ressaltou a necessidade de capacitação e armamento da Guarda Municipal para que ela possa auxiliar a Polícia Militar no combate à violência, como tem sido feito nas cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.


Como sugestão, o vereador apresentou algumas propostas: abertura de concurso público e aumento do efetivo da Guarda Municipal; capacitação e armamento da Guarda Municipal;

* Criação de centrais de monitoramento nas sete regionais; implantação de programas sociais para atividades e ocupação dos jovens nas comunidades; criação de convênio com a Polícia Militar e Civil para auxiliar nas informações e monitoramento; reativação do botão do pânico para auxiliar as mulheres vítima de violência doméstica. (programa desativado por Anderson Ferreira) e criação de uma casa de recuperação para acolher dependentes químicos.


Marlus Costa cobrou do prefeito Mano Medeiros um posicionamento sobre as medidas que serão tomadas para enfrentar à violência que só tem aumentado em Jaboatão dos Guararapes. O parlamentar vai sugerir a realização de uma audiência pública com representantes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, da Família e de Política sobre Drogas para explanar as ações e parcerias desenvolvidas durante o atual mandato.


Comments


MAIS JABOATÃO • Os principais fatos e notícias de Jaboatão dos Guararapes com credibilidade e imparcialidade.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 • Todo os direitos reservados.

bottom of page