A denúncia ressalta a gravidade da situação, principalmente após relatos de que várias crianças adoeceram após contato com a água da fonte
Foto: Divulgação
O Movimento Livres apresentou, nesta sexta-feira (9), uma denúncia ao Ministério Público de Pernambuco sobre a poluição da fonte d'água do Parque da Tamarineira, localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no Recife. Apesar das justificativas e argumentações apresentadas pela Prefeitura do Recife, afirmando que a água da fonte é clorada, recentes análises laboratoriais realizadas em amostras da água da fonte pública do parque detectaram a presença de coliformes totais e Escherichia coli (E. coli), indicando contaminação por matéria fecal. A Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, considera essa água imprópria para consumo humano e recreativo, podendo causar doenças gastrointestinais e infecções na pele.
Além disso, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) confirmou que a Secretaria Estadual de Saúde foi notificada sobre o surgimento de conjuntivite em crianças e que outras pessoas contraíram diarreia após o uso da fonte, conforme matéria publicada pela CBN Recife no dia 29/7. A denúncia ressalta a gravidade da situação, principalmente após relatos de que várias crianças adoeceram após contato com a água da fonte. “Não podemos ignorar a seriedade desse problema, especialmente em um local tão frequentado por famílias e crianças. A segurança da população deve ser prioridade,” afirma o Professor Thiago, líder Livres.
O movimento solicita que o Ministério Público apure as condições sanitárias da fonte do Parque da Tamarineira e providencie a interdição do local para evitar maiores riscos à saúde pública.
留言