• Da Redação

Lei regulariza piso nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Além dos servidores efetivos que já recebem o valor estabelecido pelo Ministério da Saúde, os contratados também passam a ter o mesmo direito






Da Assessoria de Imprensa

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito Anderson Ferreira sancionou, nesta sexta-feira (1º), a lei municipal que regulariza o pagamento do piso nacional a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs). Além dos servidores efetivos que já recebem o valor estabelecido pelo Ministério da Saúde, os contratados também passam a ter o mesmo direito. O ato de assinatura aconteceu durante reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para orientar as duas categorias sobre os cuidados que devem tomar com as manchas de petróleo que chegam às praias.


Na ocasião, o prefeito explicou que havia uma disparidade salarial entre efetivos e contratados que precisava deixar de existir, pela importância do trabalho exercido pelos ACSs e ACEs junto à população. “Vocês estão sendo um diferencial na nossa gestão e o resultado estamos vendo nas comunidades. Quero agradecer o empenho de todos, pois Jaboatão está se tornando um município referência”, afirmou o prefeito, diante de um grupo de servidores.


Maria Helenice Gomes é agente comunitária de endemias há 19 anos e lembra que a categoria reivindicava a regularização do piso há muito tempo. “Agora, todos nós estamos felizes. Sou grata pelo que aconteceu hoje, com o prefeito sancionando essa lei”, disse a servidora.


Antes da assinatura da lei, os ACSs e ACEs receberam instruções sobre como agir, caso encontrem manchas de petróleo, e também como orientar a população nas visitas às residências no dia a dia. A reunião de hoje segue a programação da Secretaria Municipal de Saúde, que envolve todos os profissionais do setor.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #acs #aces #trabalhador #agentedesaúde

2 visualizações