top of page

Líder do governo da Câmara de Jaboatão se posiciona após aprovação das contas de Anderson Ferreira

O depoimento foi feito após a sessão que aprovou as contas do ex-prefeito Anderson Ferreira dos anos 2020 e 2021, nesta quinta (31), sem a participação da maioria dos parlamentares

Foto: Divulgação


O portal de notícias Mais Jaboatão entrou em contato com o líder da Câmara de Jaboatão dos Guararapes, Belarmino Sousa, após as contas da gestão do ex-prefeito Anderson Ferreira dos anos de 2020 e 2021 terem sido quase reprovadas durante acalorada sessão, realizada nesta quinta-feira (31/08). As contas de 2020 foram aprovadas com ressalva e contou com 12 votos a favor, 10 contra e 3 nulo. As contas de 2021, obteve aprovação de 17, 8 contra e dois não estavam presentes. Mesmo diante desta situação, referente a administração municipal anterior, o parlamentar afirmou que "a base está preservada". De 27 parlamentares da Casa Vidal de Negreiros, 25 apoiam o governo e dois são da oposição (Marlus Costa e Dodó da Chave).


Belarmino informou que se sentiu surpreso com o resultado devido ao parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE). "As contas não foram aprovada com a quantidade de vereadores como nós queríamos, o que não mede a aprovação do prefeito... As contas da gestão de Anderson Ferreira estavam com indicativo de aprovação pelo órgão estadual. A Casa é soberana, tem a prorreogativa de concordar ou discordar", explicou


"Apesar dessa situação, as contas foram aprovadas mas volto a dizer: esses que votaram contra não quer dizer que estão contra a gestão do prefeito Mano Medeiros. Essas divergências fazem parte de uma Câmara de Vereadores, o que não é algo fora do normal. Vamos continuar dialogando com os vereadores", finalizou.


TCE - A assessoria da Câmara publicou que, após análise de parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), recomendando "aprovação com ressalvas", os parlamentares concordaram com a indicação e, em votação secreta, também aprovaram a contabilidade dos dois anos. Em sua análise técnica, o TCE relatou que as contas avaliadas não apresentaram qualquer indício de fraude, desvios de bens ou valores, nem irregularidades relevantes "não havendo qualquer ato ilegal que lese o erário público", escreveram os auditores.


A contabilidade e o parecer do TCE foram analisados pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, que chegou à mesma conclusão de ausência de irregularidades.


RESPOSTA - O Mais Jaboatão está à disposição caso a assessoria do ex-prefeito Anderson Ferreira, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura queiram enviar uma nota de esclarecimento.

Comments


bottom of page