top of page

José Luis Simões lançará o livro "Elites e Vadios na Imprensa"

O evento será realizado no dia 24 de outubro, no anfiteatro do Centro de Educação da UFPE, às 18h


Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


O professor José Luis Simões lança o livro "Elites e Vadios na Imprensa", dia 24 de outubro, às 18h, no anfiteatro do Centro de Educação da UFPE, no Recife. A obra é resultado de um profundo estudo das relações de poder e das estruturas sociais no Brasil durante a Primeira República (1889-1930).


A principal fonte de consulta para realizar o trabalho foi a imprensa escrita, jornais que circularam nessa época. A pesquisa abarca vasto referencial teórico para discutir os temas educação e violência.


O livro mostra que no século XIX a escola era artigo de luxo, um espaço quase que exclusivo dos ricos. A massa do povo não tinha acesso à escola e o ingresso dos setores populares no seio escolar foi acontecendo paulatinamente, sem colocar em risco a hegemonia das elites abastadas e “civilizadas”.


"Elites e Vadios na Imprensa" é mais uma prova da rajada de sofrimento e discriminação sofrida pelos negros e imigrantes pobres, que foram explorados e maltratados, desde que chegaram ao Brasil.


SOBRE O AUTOR - José Luis Simões é doutor e mestre em Educação pela Unimep, graduado em Educação Física pela Unesp. Foi coordenador das licenciaturas na Universidade Federal de Pernambuco (2007 - 2009) e presidente da Adufepe ( Associação dos Docentes da UFPE / 2012 - 2014 ). É docente do Centro de Educação da UFPE e atua no programa de pós - graduação em educação . Pesquisador dos temas : História da educação, Teoria do processo civilizador e Educação física escolar.


bottom of page