top of page

Jaboatão vacina crianças contra sarampo e gripe nas creches

A ação faz parte da campanha de imunização que está acontecendo no município para evitar surtos das doenças

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


As 4.800 crianças de até menos 5 anos de idade, matriculadas nas 23 creches e Cemeis da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, começaram a ser vacinadas, nesta segunda-feira (23), contra a gripe influenza e o sarampo. A ação faz parte da campanha de imunização que está acontecendo no município para evitar surtos das doenças. Neste primeiro dia, a vacinação aconteceu no Cemei Marcos Freire, no bairro de Marcos Freire, e a previsão da Prefeitura é imunizar todas essas crianças até o final do mês de junho.


Além da primeira dose, está sendo aplicada a dose de reforço porque este período do ano é propício a doenças respiratórias e há crescimento dos casos de sarampo. Em Jaboatão o público-alvo é de 40 mil crianças, nesta faixa etária, mas, devido à baixa procura às unidades de saúde, a Prefeitura do Jaboatão está indo até as creches para aplicar a vacina. Além da vacinação, a ação serve para conscientizar os pais sobre a importância de proteger os filhos.


Maria Clara Gouveia, de 3 anos, foi a primeira a se vacinar contra o sarampo e a gripe. Ela foi acompanhada da avó Adriana Maria dos Santos, que elogiou a iniciativa da gestão municipal. “Essa ação é maravilhosa porque a gente tem a oportunidade de vacinar as crianças perto de casa. A vacina é importante porque dá proteção e deixa toda a família mais tranquila”, disse a dona de casa.


O prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros, disse que a baixa procura é preocupante, por isso acionou a Secretaria da Saúde para fazer esse trabalho junto à comunidade. “Nessa época do ano, há mais casos de problemas respiratórios e há registro de aumento de sarampo, por isso temos que agir preventivamente para proteger nossas crianças e evitar surtos. Os pais precisam estar conscientes disso e as creches e os Cemeis são a alternativa para levar os filhos, por serem locais onde se sentem seguros. Nossa rede está à disposição, não só para a faixa etária até os 5 anos, mas para todo o público-alvo da imunização contra a influenza e o sarampo”, salientou o gestor.


Jaboatão tem 105 salas de vacinação na rede municipal de saúde, além da parceria com o Hospital da Aeronáutica, Shopping Guararapes e o Grupo Stellantis, na galeria Garden, em Piedade, onde é realizada a imunização em crianças e adultos.


bottom of page