top of page

Jaboatão inicia campanha de vacinação contra gripe H3N2 e sarampo

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas da cidade

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo Federal, iniciará, a partir desta segunda-feira (4), as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas da cidade. De acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI), Jaboatão dos Guararapes recebeu, até o momento, 52.530 doses da vacina contra a gripe e 19.640 doses da vacina tríplice viral.


A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo Federal, iniciará, a partir desta segunda-feira (4), as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo. A meta do município é imunizar 90% do grupo prioritário da primeira etapa, formado por idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, grupo estimado em 111.023 pessoas. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas da cidade. De acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI), Jaboatão dos Guararapes recebeu, até o momento, 52.530 doses da vacina contra a gripe e 19.640 doses da vacina tríplice viral.


Jaboatão vai começar a realizar a vacinação contra a influenza nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e oportunizar as três campanhas nacionais de imunização em curso – Covid-19, Influenza e Sarampo – para o grupo de idosos e trabalhadores da saúde. As Equipes de Saúde da Família (ESF) farão a vacinação dos idosos acamados e domiciliados em suas próprias residências, contando, ainda, com o apoio de equipe volante para realizar a aplicação das doses em áreas descobertas.


“É importante reforçar que não se faz mais necessário o intervalo de 15 dias entre as vacinas da Covid-19 e da influenza, podendo, inclusive, serem aplicadas no mesmo dia. Assim como as demais vacinas do calendário vacinal e de outras campanhas voltadas para pessoas acima de 12 anos”, explicou Zelma Pessôa, secretária municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a influenza vai ser feita entre os dias 3 de maio e 3 de junho, e contemplará os demais grupos. São eles: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Já a segunda etapa da vacinação contra o sarampo contemplará crianças de seis meses até cinco anos. Essa fase vai do dia 2 de maio a 3 de junho.


bottom of page