top of page

Jaboatão e Consócio liderado pela ENEL X assinam contrato de Parceria Público-Privada de iluminação

O leilão foi realizado em março deste ano, pelo município, na Bolsa de Valores, em São Paulo, com apoio do BNDES na modelagem e estruturação da PPP

Foto: PMJG/Divulgação


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e o executivo responsável da Enel X Brasil (líder do Consórcio Luz do Jaboatão), Francisco Scroffa, assinaram o contrato da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública do município, nesta segunda-feira (15). Formado também pelas empresas Selt Engenharia e Mobit, o consórcio apresentou a melhor proposta e passará a administrar o parque de iluminação pública da cidade pelos próximos 22 anos. O leilão foi realizado em março deste ano, pelo município, na Bolsa de Valores, em São Paulo, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na modelagem e estruturação da PPP. Esse é o maior contrato de PPP assinado em Pernambuco.


O contrato tem valor de R$ 130,8 milhões, sendo R$ 84 milhões em investimentos a serem feitos na modernização e melhoria de aproximadamente 47 mil pontos de iluminação ao longo da concessão, além de ampliação do número de pontos, para atender ao crescimento do município. Serão instaladas iluminação especial e arquitetural em 170 espaços turísticos e históricos, parques, praças, campos e quadras de futebol. Todo o acervo da iluminação usará tecnologia LED e as luminárias das principais vias terão gestão remota de telecontrole, ou seja, o próprio sistema indicará possíveis falhas. O consórcio também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por uma central telefônica e canais digitais.


“A PPP representa um marco na história do Jaboatão. Com ela, o município terá uma redução de até 71% nos gastos com energia, quando o consórcio finalizar a modernização do parque elétrico, prevista para 18 meses. E isso resultará em redução do valor da taxa de contribuição de iluminação pública para os mais de 700 mil moradores do município”, comemorou o prefeito Mano Medeiros. “Tenho certeza de que o município será referência no setor. Teremos uma gestão muito mais eficiente, com uma tecnologia que nos garantirá mais agilidade na correção de possíveis falhas e possibilidades de gerar novas receitas com produtos Smart Cities, além dos ganhos de segurança e ambientais, pois haverá uma redução significativa na troca de lâmpadas”.


“Ainda existem no Brasil muitos sistemas de iluminação pública urbana com iluminação tradicional, com fontes de luz obsoletas e ineficientes. Isso traz impactos negativos, como a baixa qualidade luminosa, interrupções frequentes e níveis de consumo muito altos, gerando despesas desnecessárias. Com a modernização, permitiremos que a administração pública torne a cidade do Jaboatão dos Guararapes mais sustentável, trazendo um acervo de iluminação que tornará as áreas urbanas mais seguras, modernas, eficientes e atraentes, sendo um passo para uma cidade circular inteligente. Para nós, essa é uma conquista importante, alinhada com a missão da Enel X de alcançar posição de destaque neste mercado em até cinco anos”, avalia Francisco Scroffa, executivo responsável da Enel X no Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais.


A Enel X é o principal competidor no segmento de iluminação pública e responde por cerca de 2,9 milhões de pontos de luz no mercado global. A empresa planeja crescer neste mercado no país utilizando tecnologias que permitem, além de ganhos de eficiência energética, menos falhas frequentes e trazem aumento da sensação de segurança graças a ambientes mais iluminados e valorizados. Toda a operação é gerenciada por meio de uma plataforma e aplicativos integrados. O monitoramento em tempo real permite programar manutenção preventiva ou corretiva em casos de falha, otimizando rotas e oferecendo informações ao município paralelamente ao monitoramento da operação. Também é possível criar cenários específicos para programar a dimerização da iluminação ou desligar um circuito com segurança para determinados eventos, além de aumentar a vida útil dos componentes por dimerização (redução dos fluxos luminosos) em casos de pouca movimentação ou por meio de horários programados.


bottom of page