A capacitação será voltada para preparar os motociclistas socorristas, que desempenham um papel essencial no atendimento pré-hospitalar, especialmente em locais de difícil acesso
Foto: Chico Bezerra/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá realizar, de 15 a 29 deste mês, o primeiro curso de Motociclista Socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A capacitação visa aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam nas motolâncias, garantindo um atendimento ágil e eficaz em situações de emergência. As aulas serão ministradas no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Jaboatão, com as práticas externas ocorrendo no Parque da Cidade e no Mirante da Batalha.
A capacitação será voltada para preparar os motociclistas socorristas, que desempenham um papel essencial no atendimento pré-hospitalar, especialmente em locais de difícil acesso. O conteúdo teórico e prático inclui instruções para manobras em situações de trânsito intenso, permitindo que os socorristas atuem de forma rápida e segura.
“Em junho, tivemos um aumento da frota de motos, passando a quatro motolâncias e uma equipe de seis profissionais. Por isso, se faz necessário qualificar e habilitar nossos servidores, para que atuem de forma segura e possamos aumentar o número de atendimentos e diminuir o tempo de resposta”, destacou Flórida Lima, coordenadora-geral do SAMU Jaboatão.
O curso tem a parceria de instituições militares e civis: DETRAN, CTTU, 4° Batalhão de Polícia do Exército, Grupamento Tático Aéreo (GTA), ROCAN, SAMU Recife e SAMU Teresina. Representantes dos órgãos também participarão como instrutores, abordando as temáticas que são suas especialidades. A turma será composta por 24 alunos, dentre servidores municipais e convidados das instituições parceiras.
As motocicletas, chamadas de motolâncias, são essenciais para otimizarem o atendimento em áreas urbanas, pois conseguem se deslocar com mais facilidade em situações de trânsito congestionado e em áreas de difícil acesso. O veículo é equipado para atendimento pré-hospitalar, que permite os primeiros procedimentos no local do chamado, antes da chegada da ambulância. O profissional é um técnico em enfermagem ou enfermeiro, com habilitação para conduzir motocicleta. A motolância pode ser utilizada para atender todo tipo de situação, como acidentes, partos e pacientes em parada cardíaca.
A motolância vem sendo uma ferramenta indispensável no atendimento rápido, no município. De janeiro a julho deste ano, o SAMU Jaboatão teve 5.276 acionamentos das viaturas para realizar atendimentos. Desses, 200 tiveram o apoio da motolância, número que vai aumentar com a ampliação da equipe.
Comments