• Da Redação

Jaboatão sedia audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMR

O objetivo é esclarecer aos participantes sobre o que é o Plano e as atividades de construção coletiva




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Foi realizada nessa quarta-feira (26/06), uma audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI/RMR). O evento ocorreu na Faculdade Guararapes, com a participação da sociedade civil e  representantes da prefeitura.


O objetivo foi esclarecer aos participantes sobre o que é o PDUI e as atividades de construção coletiva, além de colher as contribuições para o processo de construção do documento. Estão sendo convidados a participar das discussões os representantes da sociedade civil e do poder público.


Além da apresentação do diagnóstico com dados dos 15 municípios da região, os participantes puderam contribuir com propostas de ação para serem incorporadas ao plano. Entre os principais sugestões estavam: melhoria do sistema de transporte, ordenamento territorial e a macrodrenagem.


Com o início dos debates, pessoas de outros municípios, presentes ao evento, a exemplo de Ana Soares, de São Lourenço da Mata, puderam participar. Ela pode expressar sua preocupação com o desmatamento que vem se dando no município, após a chegada de investimentos principalmente os imobiliários. Ana Soares disse que hoje a área florestal ainda no local é grande, porém, sem ações de caráter de preservação ambiental, em breve poderá influenciar até mesmo na questão de abastecimento de água. “São Lourenço da Mata é um grande pulmão da RMR, deve ser olhada por todos os demais municípios com grande interesse”, comentou.


Segundo a presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, que vem conduzindo a realização destas Audiências Públicas nos municípios metropolitanos, é muito importante a contribuição de todos os cidadãos para a construção do PDUi/RMR. “Este olhar sobre o outro podemos chamar de solidariedade territorial. É esta troca de informações que faz com que o PDUI/RMR seja efetivamente construído de forma coletiva”, registrou a gestora estadual.


Sheilla Pincovsky enfatizou que uma das áreas que deve ser olhada com atenção dentro deste plano é o município de Araçoiaba, pois é uma grande área de preservação ambiental, responsável por vários mananciais, que abastecem outros municípios. “Esta é a visão que temos que ter como cidadãos metropolitanos, o que vai além do local.”, disse a presidente.


O secretário de executivo de Meio Ambiente e Gestão Urbana da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Isaac Azoubel, que na ocasião representou o prefeito Anderson Ferreira, lembrou que a prefeitura tem participado de encontros referentes ao planejamento urbano “estaremos sempre a disposição dos órgãos de planejamento para contribuir nestes processos”, comentou. Azoubel citou alguns temas que devem ser incorporados ao PDUI/RMR como o avanço do mar na área litorânea, as questões de turismo e segurança pública, além das novas tecnologias a favor do transporte como o Uber.


Presentes na ocasião os diretores da Condepe/Fidem Sônia Calheiros e Luiz Quental Coutinho, técnicos da entidade e consultores da empresa contratada.


Moreno - Após Jaboatão dos Guararapes, será a vez do município de Moreno realizar a Audiência Pública do PDUI/RMR. O evento será realizado nesta quinta-feira, 27, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores.

#maisjaboatao #jaboatao

5 visualizações