top of page

Jaboatão realiza Fórum de Saúde em alusão ao mês da consciência negra

O evento teve como tema “Atenção Integral à pessoa com Doença Falciforme”

Foto: PMJG/Divulgação


Em celebração ao mês dedicado à consciência negra, a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (16/11), no Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), o II Fórum Municipal de Saúde da População Negra. O evento teve como tema “Atenção Integral à pessoa com Doença Falciforme”, e trouxe palestras de profissionais das áreas hematológica, odontológica e obstetrícia, como também interações com o público e mesas redondas.


A Doença Falciforme é genética e hereditária, com sintomas que vão desde dores articulares até anemia crônica. A patologia tem origem africana e por isso está relacionada à afrodescendência. No Brasil, o número de portadores é mais elevado por conta da miscigenação.


De acordo com a secretária executiva de Saúde, Nadjane Neves, o evento é uma forma de mostrar o apoio à população negra do município. “Mais de 50% da população do Jaboatão dos Guararapes se identifica como preta ou parda, então é uma forma da gestão se aproximar e garantir equidade através do Sistema Único de Saúde. É um compromisso garantir o acesso da população negra à saúde, tirar da constituição e transformar em prática”, afirmou.


O evento contou com a participação de profissionais de saúde de diversos órgãos do estado. Pela manhã, o público assistiu à palestras sobre a assistência e cuidados odontológicos nos pacientes com doenças falciformes, ministradas pela cirurgiã-dentista Katia Marques e pelo médico hematologista Aderson Araújo, ambos da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope).


“Esse evento é muito importante porque precisamos de informação. Nesse mês evidenciamos toda luta do nosso povo e a reivindicação por reparações históricas. Quando o assunto é saúde, precisamos ter conhecimento para nos conhecermos nossos direitos e assim reivindicar as políticas públicas que precisamos”, disse Dayse Medeiros, Técnica de Enfermagem, que atua no CAPS Álcool e Drogas Recanto dos Guararapes, em Piedade.


Opmerkingen

Opmerkingen zijn niet geladen
Het lijkt erop dat er een technisch probleem is opgetreden. Probeer nogmaals verbinding te maken of de pagina te vernieuwen.
bottom of page