• Da Redação

Jaboatão, Olinda e Recife articulam ações integradas para segurança pública

Em consórcio, os municípios farão adesão ao projeto com a implementação dos eixos estabelecidos, unindo esforços para a implementação de ações preventivas





Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


As cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife estão realizando articulação institucional a fim de criar o Cinturão Metropolitano Cidade Pacífica, fazendo adesão ao projeto homônimo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Cidade Pacífica. Com esta ação, as cidades, em consórcio, farão adesão ao projeto com a implementação dos eixos estabelecidos, unindo esforços para a implementação de ações preventivas, voltadas a melhorar a sensação de segurança.


A primeira reunião ocorreu na última semana com a presença do secretário Executivo da Defesa Civil de Olinda, Cristiano Arruda; o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; e o secretário de Finanças e Planejamento de Jaboatão dos Guararapes, César Barbosa.


“Esta é uma ação inovadora no âmbito das atividades de segurança pública realizadas por gestões municipais. As três cidades, compreendendo sua importância dentro do eixo metropolitano, estão unidas para adotar as propostas do projeto Cidade Pacífica, resultando em um grande debate envolvendo a sociedade civil e demais atores públicos sobre segurança pública. Ainda assim, o diálogo entre o Ministério Público e as gestões municipais é um verdadeiro ponto de apoio fundamental para atingirmos uma redução dos indicadores de violência em benefício de toda a população”, disse o coordenador do projeto, o assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco, Luís Sávio Loureiro.

Com o Cidade Pacífica, os governos municipais podem apresentar medidas distribuídas em eixos temáticos: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; e Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro); e Juntos pela segurança na saúde / Covid-19.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #segurança #prevenção #pernambuco #olinda #recife

1 visualização