A Prefeitura aguarda resposta do governo federal sobre aprovação do projeto. não há prazo para o início das obra e, também, ainda será definido o programa e o ministério que financiará esses habitacoinais
Com informações da TV Globo
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Moradores que perderam suas casas por conta das chuvas do ano passado, no bairro de Jardim Monte Verde e em outras localidades de Jaboatão do Guararapes, esperam a construção de moradias populares. Apesar de um ano da tragédia que ocorreu no município, com 64 mortes, as famílias aguardam resposta para que tenham suas novas residências.
A Câmara de Vereadores aprovou um Projeto de Lei, enviado pelo Governo Municipal, de doação de terrenos do município para o Governo Federal com a proposta de construir 305 unidades habitacionais. As áreas estão localizadas na Quadra 24, no Loteamento Cidade Guararapes, também conhecido como Nova Prazeres e, a outra, no bairro de Sucupira. Os terrenos possuem áreas equivalentes a um campo de futebol.
A maioria dos parlamentares votou a favor da doação dos terrenos para abrigar os moradores, principalmente, os que tinham casas em áreas de barreira, por exemplo o bairro de Jardim Monte Verde.
O presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja, falou que o projeto virou lei em abril do ano passado. "Qual é o papel do Legislativo? É cobrar o Executivo que dê andamento mais rápido possível, trazendo recurso para começar a beneficiar os moradores antes do próximo inverno. Jaboatão é uma cidade complexa, entao, todo investimento tem que ter participação do governo federal. o município não tem aporte suficiente para dar essa oportunidade a quem perdeu tudo", explicou.
" A gente só acha que chegou tardio. A cidade teve mais de 60 mortes ano passado e mais de um ano depois, o prefeito toma alguma atitude. Estamos fiscalizando se tem obra de contenção, construção de canal", advertiu o vereador Marlus Costa.
O secretário Executivo de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Jaboatão, Edson Queiroz, informou os critérios para ser beneficiado com os apartamentos que serão construídos pelo governo federal: "Tem que ter perdido as casa totalmente ou ter sido destruídas pelas chuvas que ocorreram entre os dias 27 a 29 de maio, tem que ter renda familiar de até R$ 1.800 e não pode ter recebido nenhuma habitação de interesse social".
"Todas as famílias que vão morar já estão cadastradas. Não tem vaga para mais ninguém de fora. Na época, foi feita essa lista. Todos que preencheram os requisitos necessários foram cadastrados e serão contemplados" afirmou o secretário, completando ainda que a gestão aguarda resposta do governo federal sobre aprovação do projeto. não há prazo para o início das obra e, também, ainda será definido o programa e o ministério que financiará esses habitacoinais.
Comments