top of page

Jaboatão dos Guararapes assina contrato para implantar bilhetagem eletrônica

A mesma tarifa será utilizada nos ônibus complementares e também no Metrô, por meio da integração temporal no período de duas horas

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


As cooperativas do Sistema Complementar Municipal e a empresa Tacom assinaram o contrato de implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Municipal, Monitoramento e Gestão em Jaboatão dos Guararapes, semana passada. A mesma tarifa será utilizada nos ônibus complementares e também no Metrô, por meio da integração temporal no período de duas horas. A previsão para a bilhetagem funcionar na prática é de seis meses.


O ato de assinatura do contrato aconteceu no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão, com a presença do prefeito Mano Medeiros, representantes das cooperativas, Tacom e CBTU/Metrorec. A partir da assinatura desse contrato, será apresentado à prefeitura do município, o cronograma de implantação do referido sistema, bem como a sistemática operacional da proposta de integração tarifária junto ao Sistema Complementar Municipal e ao modal do Metrô. O objetivo é melhorar e otimizar a oferta de transporte público para o deslocamento da população.


Com a implantação da bilhetagem eletrônica cerca de 2,5 milhões passageiros serão beneficiados mensalmente. Nessa primeira etapa, o sistema de bilhetagem será instalado em 212 micro-ônibus do Sistema Complementar Municipal. Por fim, após 12 meses da implantação do sistema deverá ocorrer a renovação da frota.


O prefeito Mano Medeiros disse que Jaboatão irá avançar em seu sistema público de transporte com a implantação da bilhetagem eletrônica. “Essa integração entre micro-ônibus e metrô irá melhorar significativamente a mobilidade dentro do município. Não somente a prefeitura e as cooperativas serão beneficiadas, mas também a nossa população que terá mais qualidade nos serviços prestados“, asseverou o gestor.


O presidente da Copertransp, Anderson Gonçalves, ficou bastante entusiasmado, após a assinatura do contrato. “Essa implantação irá regularizar totalmente o transporte público e quem vai ganhar com isso é o usuário de transporte, que terá mais facilidade com a integração tarifária do sistema”, pontuou ele.


O presidente da Cootrape, Alex Sandro da Silva, também destacou a celebração do contrato nesta sexta-feira. “É um dia de muita alegria para nós das cooperativas do Jaboatão. É um novo tempo para o município, já que iremos prestar um serviço de qualidade à população, que merece um transporte renovado e integrado”, destacou Alex.


Já o gerente comercial da Tacom, Michel Bedê, explicou como irá funcionar a bilhetagem eletrônica. “Temos vários serviços modernos que vão trazer comodidade ao usuário, a exemplo de recarga eletrônica, aplicativo de venda de créditos tarifários e também para verificar a localização e tempo de viagem, entre outros. Ou seja, os passageiros terão mais comodidade e facilidade ao acessar o sistema”, atestou Bedê.


Serão instalados ainda sete pontos de atendimento para recarga dos cartões de passagem no município. Os locais de atendimento ainda serão definidos pela Tacom.


Comments


bottom of page