top of page

Ipem-PE fiscaliza produtos típicos de festa junina

Apenas uma amostra foi reprovada durante os exames por apresentar peso abaixo do indicado na embalagem



Da Assessoria de Imprensa

Foto:: Divulgação


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizou, entre os dias 9 e 11 de junho, exames quantitativos em 20 amostras de produtos típicos de festa junina, coletados no comércio da região metropolitana do Recife. Apenas uma amostra foi reprovada durante os exames por apresentar peso abaixo do indicado na embalagem.

Produtos como leite de coco, canjica, amendoim, milho de pipoca, fubá e coco ralado – bastante consumidos nesta época do ano – foram analisados no laboratório do Ipem-PE em relação ao seu conteúdo nominal. O conteúdo nominal se refere à parte do produto que será consumida, excluindo-se qualquer embalagem e/ou brindes.

“O objetivo do Instituto é verificar quantitativamente o produto, ou seja, se o peso indicado na embalagem corresponde exatamente ao que o consumidor está pagando”, afirma Ary Morais, Presidente do Ipem-PE.

Identificadas irregularidades, as empresas serão autuadas e terão dez dias para apresentar defesa ao Ipem-PE. A penalidade varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.


Os consumidores podem denunciar qualquer irregularidade à Ouvidoria através do 0800 081 1526 ou do formulário de denúncia presente no site www.ipem.pe.gov.br.


bottom of page