• Da Redação

Iniciam obras de ambulatório e requalificação de campo de futebol em Prazeres

No prazo máximo de quatro meses, será entregue um equipamento bem estruturado para a prática do esporte

Foto: PMJG/Divulgação


As obras de construção do Ambulatório Especializado de Integração Ensino-Serviço e de requalificação de campo de futebol, localizado entre a rua Arão Lins e a avenida Barreto de Menezes, em Prazeres, iniciaram nesta terça-feira (20/09). O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, esteve no local e reuniu-se com um grupo que utiliza o campo, que hoje é de areia, para avisar que, no prazo máximo de quatro meses, será entregue um equipamento bem estruturado para a prática do esporte.


Nesta primeira etapa da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a Faculdade Tiradentes (FITs) toda a área passará por terraplanagem e a obra inicial será no campo de futebol, que terá gramado sintético, drenagem, alambrado e iluminação de LED. As dimensões serão oficiais, com 90 metros de comprimento e 45m de largura. Atualmente , o campo atende a integrantes de escolinhas, projetos sociais, times de várzea e lazer dos jogadores amadores.


“Fizemos um convênio com a Faculdade Tiradentes, através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, o Coapes, quando identificamos a necessidade de um ambulatório para atendimento gratuito. A FITs construirá a unidade de saúde para ser uma extensão do curso de Medicina. Em contrapartida, a FITs comprometeu-se a realizar uma total requalificação do campo de futebol, que é tão importante para o trabalho social desenvolvido há décadas neste local”, disse o prefeito Mano. “Todo esse projeto foi discutido com quem utiliza o espaço diariamente e por isso fiz questão de dar essa notícia pessoalmente”, acrescentou.


Luiz Carlos Cacau, que comanda a Escolinha de Futebol São Paulo há cerca de 35 anos, esteve presente no anúncio do prefeito e ressaltou a importância da reestruturação do campo. “Só na nossa escolinha são 95 integrantes dos 7 aos 17 anos que disputam campeonatos e jogos amistosos. Realizamos esse trabalho social para tirar as crianças das ruas, livrá-las das drogas e aquelas que têm talento levamos para testes nos clubes. Tenho certeza que, com um campo de melhor qualidade, poderemos desenvolver ainda mais esse trabalho, o desempenho dos nossos atletas vai melhorar e, com certeza, teremos um ambiente mais seguro”, disse o treinador.


AMBULATÓRIO

O Ambulatório Especializado de Integração Ensino-Serviço será construído ao lado do campo de futebol. A Prefeitura do Jaboatão cedeu o terreno e irá gerenciar todo o atendimento ao público, via Sistema Único de Saúde (SUS), além de cuidar da manutenção do prédio. A equipe médica da FITS atuará na unidade no atendimento ao público e como preceptora dos alunos estagiários. Os outros funcionários, como enfermeiros e do setor administrativo, serão disponibilizados pela gestão municipal.

O ambulatório oferecerá consultas médicas em diversas especialidades, entre as quais, Cardiologia, Clínica Médica, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Reumatologia, Endocrinologia e Neurologia. A unidade também terá a primeira sala para retirada de gesso da Região Metropolitana e o primeiro espaço cuidando do cuidador, que dará atenção aos profissionais.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #prazeres #esportes #pernambuco