O plano engloba visitas a áreas de risco, escuta de moradores em oficinas e audiências públicas, mapeamento dos pontos de risco, análise de dados e elaboração de estratégicas para realizar o monitoramento e intervenções para minimizar possíveis desastres
Fotos: Leandro de Santana/PMJG
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, recebeu uma comitiva da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, nesta segunda-feira (19), para tratar das atividades de elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) do Jaboatão, que começam, efetivamente, nesta terça-feira (19). O plano engloba visitas a áreas de risco, escuta de moradores em oficinas e audiências públicas, mapeamento dos pontos de risco, análise de dados e elaboração de estratégicas para realizar o monitoramento e intervenções para minimizar possíveis desastres.
“Esse é uma tema que tem preocupado e mobilizado a gestão permanentemente. As diversas medidas adotadas pelo município no ano passado tiveram resultados bastante positivos, sobretudo porque nenhuma vida foi perdida. Contudo, precisamos de políticas públicas nacionais que possam contribuir para avançarmos mais nas ações de grande porte tão necessárias. Isso independentemente de gestões, pois estamos tratando de vidas e a prioridade sempre deve ser a população”, defendeu Mano. O secretário de Defesa Civil, Elton Moura, registrou a necessidade de se encontrar soluções que possam permitir a manutenção dos moradores em seus territórios.
A comitiva conheceu a Sala Integrada de Emergência (SIE) da Secretaria de Defesa Civil e conversou com o secretariado municipal. O chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Periferias, Vítor Araripe, elogiou a quantidade e qualidade dos dados já levantados pelo município e a rapidez na resposta ao Ministério e destacou: “Entendemos as disparidades locais e a responsabilidade do Governo Federal no aporte de recursos. O plano vai ajudar muito na captação de recursos federais”. O gestor afirmou que, embora o PMRR tenha prazo de 18 meses, projetos de contenção encaminhados pelo município de Jaboatão estão sendo analisados e devem ter recursos liberados, para serem executados ainda este ano.
O prefeito Mano Medeiros também criou o Comitê Gestor para Redução de Riscos e Desastres, com representantes de várias secretarias, para dar suporte ao trabalho de campo e apoiar na elaboração do plano. A coordenação local do plano está sob responsabilidade do professor Fabrizio Listo, do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, que participou da comitiva federal junto com a professora Danielle Gomes.
No encontro, o prefeito fez questão de levá-los à uma sala que foi disponibilizada para a equipe da universidade, junto à Sala Integrada de Emergência da Defesa Civil. “Vamos facilitar ao máximo esse trabalho, pois ele é muito importante”, registrou Mano. O pesquisador vai desenvolver as atividades com o Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies (Enplageo) e o Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (Geotec), coordenados por ele.
Comments