top of page

IFPE prorroga inscrições do Processo de Ingresso 2023.2

Atualizado: 28 de mai. de 2023

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br, onde também está disponível o edital

Foto: Divulgação


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou as inscrições para o Processo de Ingresso 2023.2. O prazo que terminaria nesta segunda-feira (22) foi estendido até o dia 29 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ingresso.ifpe.edu.br, onde também está disponível o edital. São ofertadas 2679 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e de qualificação profissional Proeja em 15 campi.


Foto: Divulgação




São ofertadas 2679 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e de qualificação profissional Proeja em 15 campi. Todas as etapas serão realizadas pela Internet, e a seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido. Não será cobrada taxa de inscrição.


VAGAS - Do total de vagas oferecidas, 1891 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 280 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental) no Campus Recife; 473 em cursos superiores; e 35 em curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos) no Campus Barreiros.


COTAS - O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.


Para quem concorre às vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de qualificação profissional na modalidade Proeja, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente. Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar (através do histórico escolar) em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.


A seleção para as vagas nos cursos superiores será por meio da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022).

Comentários


bottom of page