top of page

IBGE adia o Censo para 2021 por causa do coronavírus

Medida ocorre devido à epidemia de coronavírus no Brasil



Portal de Prefeitura

Foto: Divulgação


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (17), que o Censo Demográfico foi adiado para 2021. A medida ocorre devido à epidemia de coronavírus no Brasil. Com a decisão, o concurso com 208 mil vagas que havia sido anunciado para a realização do Censo foi suspenso e os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados.


Em comunicado, o IBGE informou que a “decisão (de adiar para 2021) leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”.


O órgão ainda informou que os recursos que seriam destinados à realização do Censo neste ano serão transferidos para o Ministério da Saúde e serão utilizados no combate ao avanço do coronavírus.


“Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”, informou.


bottom of page