top of page

Governo de Pernambuco nomeia 255 novos servidores para a Saúde

Jaboatão dos Guararapes será um dos municípios que receberá os profissionais concursados




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nomeou, na última nesta quarta-feira (18/09), mais 255 profissionais para a rede estadual. Os novos servidores, aprovados em concurso público, serão lotados em 18 hospitais espalhados por todo o Estado, além do nível central da SES-PE, Apevisa, Lacen e Farmácia de Pernambuco. Entre os municípios, está Jaboatão dos Guararapes. Apenas nesse ano, já são 835 nomeados.


“Toda a população sabe as dificuldades que nosso país vem passando nos últimos anos. Mesmo assim, o Governo Paulo Câmara tem trabalhado com afinco para fazer recompor e roforçar as escalas da nossa rede estadual, com mais de 7,5 mil trabalhadores nomeados desde o início da gestão. Nos últimos cinco anos, mais de 200 mil pernambucanos perderam seus planos de saúde e isso tem gerado um aumento na demanda de pacientes nos hospitais, e, consequentemente, na necessidade de internamentos e nas demandas por exames. Esse chamamento só reforça a priorização da área pela gestão estadual e o compromisso com o atendimento da nossa população”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.


Dos 255 novos servidores, 157 são médicos de diversas especialidades, como cardiologista, cirurgião geral e vascular, clínico geral, intensivista adulto e pediátrico, neonatologista, neurocirurgião, neuropediatra, neurologista, pediatra, psiquiatra, radiologista, tocoginecologista, traumato-ortopedista e urologista. Entre os outros 98, estão enfermeiros obstetra e uteísta, farmacêutico, fisioterapeuta (em terapia intensiva e respiratório), além de técnicos de enfermagem, imobilização, laboratório, radiologia e farmácia. Os profissionais serão lotados nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana. Nos próximos dias, os profissionais convocados serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação.


Desde 2015, já são mais de 7,5 mil concursados convocados para os serviços de saúde estadual. Essa soma coloca o governador Paulo Câmara como o gestor que mais contratou profissionais concursados para a rede estadual em toda a história da saúde pública em Pernambuco.


SELEÇÕES - Além da convocação de profissionais concursados, a Secretaria de Saúde também tem realizado seleções simplificadas, inclusive para cargos comissionados, como os 12 gerentes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), que foram empossados no final de julho. Já na área de Vigilância em Saúde, a seleção com 31 vagas de nível superior está em fase de homologação.


Para qualificar a saúde no sistema prisional, foram selecionados 259 profissionais de saúde, de nível médio e superior, para atuarem em 18 estabelecimentos penais entre presídios, penitenciárias, colônias femininas e hospitais de custódia, além de oito Gerências Regionais de Saúde (Geres) e sede da SES. Os profissionais (22 médicos clínicos, 19 médicos psiquiatras, dois médicos infectologistas, 41 enfermeiros, 21 cirurgiões-dentistas, 24 assistentes sociais, 41 psicólogos, 21 farmacêuticos, 42 técnicos de enfermagem, 21 auxiliares de saúde bucal, além de um advogado e três apoiadores institucionais de Saúde Prisional), que iniciaram sua jornada em agosto deste ano, estão integrando as equipes de Atenção Básica Prisional (EABp) e de Avaliação e Acompanhamento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP), além das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.


bottom of page