• Da Redação

Governo anuncia que não vai prorrogar decreto e lockdown

A partir desta segunda-feira (1º) voltam a valer as regras anteriores de isolamento social, que continuaram em vigor nos demais municípios pernambucanos




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Bruno Campos/TV Jornal


O Governo de Pernambuco anunciou que não irá prorrogar decreto e lockdown termina, neste domingo (31/05), em cinco cidades da RMR: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. A medida, que acontece desde o último dia 16, tornou ainda mais rígido o isolamento social e estabeleceu o rodízio de veículos para evitar a disseminação do novo coronavírus.


A partir desta segunda-feira (1º) voltam a valer as regras anteriores de isolamento social, que continuaram em vigor nos demais municípios pernambucanos. Nessa mesma data, o Estado irá detalhar o plano que levará ao retorno gradativo das atividades econômicas.

Por isso, as normas sanitárias continuam vigentes, incluindo o uso obrigatório de máscaras.


INTERIOR | Em junho, o Governo amplia o reforço à rede estadual de saúde para o atendimento exclusivo da Covid-19 com a entrega de três hospitais de campanha no interior, um investimento de mais de R$ 4 milhões. Somadas, as estruturas vão oferecer 301 novos leitos: 104 em Caruaru, 95 em Serra Talhada e 102 em Petrolina. Nos próximos dias, serão abertos 38 leitos de UTI nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana. O esforço do Governo já possibilitou a abertura de 1447 leitos no Estado, sendo 635 UTIs. Só no interior foram 421 leitos exclusivos para o Novo Coronavírus em 13 municípios.


CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta (29), 1.542 novos casos de Covid-19 no Estado - são 32.255 no total. Entre aqueles confirmados hoje (29), 425 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.117 são casos leves. Do total de 32.255, 13.779 são graves e 18.476 leves. Dos graves, 1.193 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 5.407 estão internados, sendo 221 em UTI e 5.186 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim aponta mais 1.455 pessoas recuperadas da doença, totalizando 12.835 curas. Também foram computados 103 novos óbitos, ocorridos desde o dia 19 de abril. Com isso, o Estado soma 2.669 mortes pela Covid-19. Confira os detalhes: https://bit.ly/2B7KM8i.

MAIS PROFISSIONAIS | |Hoje (29), o governador Paulo Câmara autorizou mais uma seleção pública simplificada com 1.657 vagas para a Secretaria Estadual de Saúde. O edital será publicado no Diário Oficial de amanhã (30), e as inscrições acontecem entre os dias 1º e 4 de junho pelo site www.ead.saude.pe.gov.br. Serão mais 101 médicos, outros 420 profissionais de nível superior e 1.136 de nível médio para atuar no Recife, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Serra Talhada.  https://bit.ly/3did7XL.


FAKE NEWS | É FALSA a imagem que circula em redes sociais indicando datas para a reabertura das atividades comerciais em Pernambuco. O Governo de Pernambuco tem um plano de convivência pronto para a retomada, que dependerá de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus do Governo de Pernambuco. Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/.


INFLUENZA |A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. Mais de 2,1 milhões de pernambucanos já foram vacinados, mas cerca de 1,4 milhão ainda precisam receber a dose. Poderão se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos, população indígena, pessoas com deficiência e comorbidades, professores dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas de ônibus e cobradores), portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, trabalhadores de saúde e idosos. Para garantir a imunização, é preciso levar a caderneta de vacinação e algum documento que comprove a inclusão nos grupos prioritários. https://bit.ly/2ZOENzC.


ATENDE EM CASA | A partir de amanhã (30), a população de Casinhas, Cortês, Jaqueira, Lagoa do Carro, Limoeiro, Orobó, São Benedito do Sul, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, Cupira e Santa Maria do Cambucá também poderá fazer uso do aplicativo Atende em Casa. Ao todo, mais de 8,1 milhões de pernambucanos de 150 cidades já podem receber orientações on-line caso estejam com sintomas gripais. A ferramenta conta com 72,9 mil usuários cadastrados. Acesse em ww.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app para sistema Android.


TRANSPORTE PÚBLICO | Desde o início da Operação Quarentena, o Grande Recife Consórcio registrou uma redução 10% na demanda de passageiros. A queda representa 383 mil usuários a menos. Para evitar aglomerações, o Consórcio ampliou a oferta de ônibus em 15 Terminais Integrados. Os 110 veículos extras são postos em operação de acordo com o aumento da demanda. https://bit.ly/2XcQEpy.

Medidas e decretos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#medidas.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.


#maisjaboatao#jaboatãodosguararapes#coronavírus#covid19#pandemia#saúde#prevenção

0 visualização