O prédio, localizado na Avenida 4, nº18, estará aberto para visitação até o dia 5 de abril, todas as quintas, sextas e sábados das 9h às 17h

Imagem: Reprodução/Divulgação
A exposição “Eu vi o mundo e ele começava nas periferias de Jaboatão” iniciará neste sábado (24/01), na Galeria Sankofa, que fica localizada na Avenida 4, nº 18, bairro de Vila Rica, na Cohab 1. A iniciativa, construída a partir da vivência de morar no município, conta com registro de imagem e escrita pelo olhar das moradoras do bairro e sua vivência. Estarão expostos quadros da artista Letícia Carvalho, que nasceu e cresceu na comunidade, com a visão da fotógrafa Jéssica Lopes e a escrevivência da jornalista Janielly Azevedo. O espaço estará aberto para visitação até o dia 5 de abril, todas as quintas, sextas e sábados, das 9h às 17h. Além da exposição, as crianças podem realizar oficinas de arte com a arte educadora Raissa Áurea.
De acordo com a organização, a exposição é inspirada nas obras Eu Vi o Mundo… Ele começava no Recife (1926), de Cícero Dias e Rap da Felicidade (1995), tem a proposta de propor “um olhar atento e sensível para os fragmentos de memória que formam a paisagem de um território frequentemente invisibilizado. É um retrato afetuoso de um lugar que pulsa vida e resistência, onde as histórias das pessoas periféricas — suas alegrias, lutas e tradições — reverberam como testemunhas da potência de uma cidade que se reconfigura a partir dos olhares de seus habitantes”.
SANKOFA - A Sankofa Galeria/Ateliê é uma galeria de arte periférica localizada em Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes, anexada ao ateliê da artista visual Letícia Carvalho. É um espaço para experimentação artística, disseminação e democratização da arte e produção de experiência em arte/educação não formal numa perspectiva decolonial para a construir um futuro ancestral e pensar a identidade do território pelo olhar de quem o torna vivo.
Comments