top of page

Fiscalização do Ipem-PE reprova 105 bombas de combustíveis

Ação também interditou um equipamento por apresentar erro de medição superior ao máximo admissível



Da CBN Recife

Foto: Divulgação


Durante fiscalizações em postos de gasolina, no Grande Recife, no Agreste e no Sertão do Estado, foram encontradas bombas com mau estado de conservação e vazamento de combustível. De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, dos 1.221 instrumentos analisados, 105 foram reprovados. A ação também interditou um equipamento por apresentar erro de medição superior ao máximo admissível.


Os postos foram notificados e têm até 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto.

A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas as inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro.


Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influir na quantidade de combustível entregue. O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br e realizar sua denúncia.

bottom of page