top of page

Filhotes de tartaruga-de-pente nascem em praia de Jaboatão

Os filhotes começaram a deixar o ninho por volta das 7h e foram para mar

Do G1 PE

Foto: Reprodução/ TV Globo


Dezenas de tartarugas-de-pente nasceram, nesta segunda-feira (09/05), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Os filhotes começaram a deixar o ninho por volta das 7h e foram para mar. Os animais saíram do buraco na areia e seguiram para a água. O ninho é monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas).


Por causa do nascimento, a área foi isolada. A preocupação dos responsáveis é com a aproximação de curiosos. Durante o nascimento, nesta segunda, muita gente filmou e tirou fotos. "Foi uma grande emoção presenciar esse trabalho desenvolvido na orla e acompanhar o nascimento dessas tartaruguinhas", afirmou uma moradora que se identificou como Tereza.


Chefe do Moamas, Adriano Artoni informou que uma tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho. O nascimento dos filhotes pode acontecer em até 60 dias. Segundo ele, as praias de Jaboatão são um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas-marinhas. orla chega a ter 35 ninhos em cada temporada. "Temos quatro espécies de tartaruga aqui na orla", afirmou.


A prefeitura informou que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil, por ovo.


Mais tartarugas


Em 14 de abril deste ano, mais de 180 filhotes de tartaruga-de-pente nasceram na praia de Candeias, em Jaboatão (veja vídeo acima) . A prefeitura informou que, em 2022, mais de 1.700 tartarugas nasceram na orla da cidade.


bottom of page