• Da Redação

Fórum reúne lideranças de Bezerros e debate sobre gestão pública

Atualizado: Set 1

Evento, que ocorreu neste domingo (29), tem a proposta de percorrer por alguns municípios do Estado para levar informações e trocar experiências


Foto: Tiago Brito


O I Fórum de Gestão Pública de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, reuniu lideranças e profissionais para debater sobre a temática, neste domingo (29/08), no Restaurante Flor de Sal. A iniciativa tem a proposta de percorrer por alguns municípios do Estado e, assim, proporcionar troca de experiências.


A primeira palestra foi ministrada pelo presidente do Parlamento Jovem de Bezerros, Klebson Nascimento. Formado por 15 componentes (o mesmo quantitativo de parlamentares), é considerado o primeiro parlamento no formato eletivo do Brasil. Relação com o Executivo e o Legislativo, além das ações desenvolvidas e a importância da juventude no processo político foram alguns dos assuntos discutidos.


Norma Carvalho, psicóloga e docente, dialogou sobre as consequências da pandemia nas políticas públicas, a exemplo das ações na área de saúde e os desafios pós-pandemia. Também destacou sobre a falta de dados para a implementação de iniciativas efetivas no combate à Covid-19. Saúde mental foi outro ponto exposto.


"A importância das políticas públicas para o enfrentamento da violência de gênero", foi o tema da palestra apresentada pela graduanda em Direito, Carmem Costa. A unificação de informações, além da inclusão e mais acessibilidade dessas políticas públicas, sobretudo, nos municípios do interior do Estado foram alguns dos assuntos apresentados.


O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e do Cabo Santo Agostinho, Elias Gomes, ministrou a palestra: "Juventude, emprego, violência e participação política". Na ocasião, fez um levantamento das manifestações populares e dos índices de desemprego que afetam as faixas etárias, a exemplo da juventude. Em relação à violência, ressaltou que um dos motivos é a falta de investimentos de políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano, como ações na área de qualificação, emprego, cultura e esportes.


REALIZAÇÃO - O I Fórum de Políticas Públicas de Bezerros foi realizado pelo coordenador do Movimento Pernambuco Que Nós Queremos, Fernando Moreira; pelo diretor do portal de notícias Mais Jaboatão, Tiago Brito e pelo coordenador do Projeto Transformar, Marcos Brito.


CIDADES - De acordo com os organizadores, a proposta é de que o evento seja realizado em Jaboatão dos Guararapes ainda este ano. Representantes de algumas cidades já se colocaram à disposição, mas a próxima edição está em análise. Para 2022, há a expectativa de correr o segundo encontro em Bezerros mas está em processo de avaliação.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #bezerros #gestaopublica #pernambuco

61 visualizações