top of page

Exposição celebra 15 anos do Instituto Peró em Jaboatão

Para comemorar essa data, foi montada uma exposição no Shopping Guararapes, em Piedade, até 8 de setembro





Da Assessoria de Imprensa

Com mais de 5 mil pessoas beneficiadas pelos seus projetos, o Instituto Peró Arte e Cidadania completa 15 anos de atuação este ano. Para comemorar essa data, foi montada uma exposição no Shopping Guararapes, em Piedade, até 8 de setembro, com entrada gratuita. Quem passar pela exposição vai poder conferir fotos e a história do Instituto Peró em ordem cronológica.


O Instituto Peró é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelos empreendedores aqui do Shopping Guararapes. O Peró foi criado com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro melhor para as crianças, adolescentes e jovens do município de Jaboatão dos Guararapes.


Entre suas atividades estão aulas de dança, música, mediações de leitura, cidadania e educação ambiental para crianças e adolescentes, e projetos de formação profissional, como o Qualificar, focado em jovens com idades entre 18 e 24 anos, que recebem além da formação, orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho, e o Jovem Aprendiz, que desenvolve habilidades e competências para jovens entre 14 e 24 anos que estão em busca da primeira experiência profissional.


Além do foco na formação social e profissional das crianças e adolescentes, o Peró também tem como objetivo auxiliar as famílias dos participantes dos seus projetos, oferecendo ações de incentivo ao empreendedorismo, como o Solarte, grupo formado por mães empreendedoras, que graças ao apoio do instituto, se uniram para produzir artesanatos e dessa forma, aumentar a renda familiar.


Entre os projetos do Peró, também existem os que são focados no incentivo à leitura, como a Biblioteca Peró. Com mais de 6.000 títulos disponíveis, entre literatura infantil, juvenil e adulta, DVDs e revistas, o espaço fica disponível para todos, bastando apenas se cadastrar na própria Biblioteca Peró para utilização. Além do espaço físico, a Biblioteca Peró também realiza ações de incentivo à leitura em espaços públicos (praças, paradas de ônibus, entre outros) e escolas, através do projeto Histórias Andantes.


Horta Comunitária

A mais recente iniciativa do Instituto Peró é a criação de uma horta comunitária, com a participação de familiares das crianças e jovens atendidos. Atualmente 60 famílias são envolvidas nos cultivos e os alimentos produzidos são repartidos com todos.  Para capacitar mães, pais e familiares para o trabalho de plantio de mudas, o Peró contou com o apoio de uma engenheira agrônoma e pesquisadora do IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco - que contribuiu com orientações e auxiliou no transplante das mudas para os canteiros. A horta também ganhou um nome, e de forma democrática alunos, alunas e seus familiares, por meio de votação, escolheram o nome Yapoatã, que deu origem ao município de Jaboatão e provém do indígena “Yapoatan”, numa lembrança à árvore comum na região.


Reconhecimentos

Graças a sua atuação social ao longo desses 15 anos, o Peró ganhou vários prêmios estaduais e nacionais, entre eles: Medalha do Mérito Vidal de Negreiros - reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Jaboatão dos Guararapes (2008); Prêmio Viva Leitura Categoria Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias (2010); Prêmio ser Humano Paulo Freire de responsabilidade social pelo ABRH-PE (2010); Finalista do prêmio ANU PRETO que busca reconhecer ações desenvolvidas dentro de espaços em desvantagem social buscando a melhoria na qualidade de vida, inclusão e capacitação (2012); Prêmio de apoio às Bibliotecas Comunitárias e pontos de leitura, pela Fundação Biblioteca Nacional (2013) e FNLIJ - Menção Honrosa FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - Os melhores   programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil (2015). Através do Programa Histórias Andantes, a Biblioteca Peró foi premiada no 23º concurso FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) - Os melhores programas de incentivo à leitura junto a crianças e jovens de todo o Brasil (2018).



bottom of page