top of page

Estudantes do Jaboatão ganham intercâmbio internacional

O resultado foi divulgado neste sábado, durante aula de encerramento do Jaboatão Prepara, na Escola José Rodovalho

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


Seis estudantes do nono ano da rede de ensino do Jaboatão dos Guararapes vão fazer intercâmbio internacional, para diferentes países da América Latina, por meio de uma parceria inédita no Brasil, entre a prefeitura e o ROTARY Jaboatão. A seleção inicial teve como critério básico as melhores notas no primeiro simulado do Jaboatão Prepara, do qual foram escolhidos 18 candidatos. O resultado foi divulgado, neste sábado, durante aula de encerramento do Jaboatão Prepara, na Escola José Rodovalho, que contou com apresentações musicais, vídeo dos melhores momentos do Prepara e homenagens a alunos, professores, ao prefeito, Mano Medeiros, e à primeira-dama, Andrea Medeiros, além de muita emoção.


Amanda Tacielly, de 14 anos, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) São Sebastião, do polo Nova Visão, em Vila Rica, era só alegria. “Esse intercâmbio vai mudar muito a minha vida, vai me abrir muitas oportunidades, sobretudo nos esportes, que eu amo muito (tanto intelectual quanto físicos) e na minha carreira profissional”, comemorou. Eric Samuel Pereira Dantas, 15, da escola Oscar Moura, em Candeias, também vê o intercâmbio como um impulsor de oportunidades, de evoluir mentalmente, nos estudos e profissionalmente. “Espero que melhore bastante minhas oportunidades ao mercado de trabalho”, afirmou.


Andrea Medeiros representou o prefeito no evento e parabenizou estudantes, professores e representante do Rotary. “Jaboatão tem muito orgulho do Prepara e de todos vocês. Vocês são vencedores. Quero agradecer a todos que abraçam e tanto se dedicam à educação”, declarou. O presidente do Rotary local, Arthur Sena, explicou que os 18 estudantes selecionados pelo município foram apresentados na Feira das Nações Unidas, da instituição, depois passaram por entrevista e entregaram uma carta com o tema Por que quero fazer um intercâmbio? O que ele mudará na minha vida?


“Foi difícil escolher, mas os seis se destacaram. Agora, vamos enviar os documentos deles para os países parceiros, que dirão quais alunos querem receber. Eles podem ir para diferentes países ou para o mesmo”, explicou Arthur, acrescentando que esse modelo de parceria nunca foi feito pela entidade no país. A Feira das Nações Unidas é onde o Rotary divulga seu programa de intercâmbio e promove a cultura dos países com os quais o distrito tem parcerias. Lá o prefeito assinou o termo de parceria com a instituição e os alunos tomaram conhecimento de que seis deles seriam selecionados para o próximo intercâmbio.


PREPARA – Programa premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Jaboatão Prepara é um curso preparatório para ingresso dos estudantes dos nonos anos nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais de Educação e contribui para a melhoria dos resultados das avaliações externas como SAEPE E SAEB, sendo ministrado por equipe de professores e mediadores qualificados. Ele acontece aos sábados, no horário das 8h às 12h, em seis polos de estudos: Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos e Escola Municipais Nova Visão, Barão de Muribeca, Oscar Moura, Vereador Antônio Januário e Professora Cândida Maciel.


As aulas de Língua Portuguesa e Matemática orientam os estudantes sobre assuntos recorrentes e questões das provas do IFPE e ETE, com aprofundamento dos conteúdos abordados em cada item de testes. Neste ano, as aulas aconteceram em modelo híbrido, com professores e alunos interagindo também online. Também foi utilizada uma plataforma digital, com módulos por conteúdo, oferecendo aos estudantes uma maior quantidade de simulados e videoaulas, além de apostilas, produzidas pela Secretaria Municipal da Educação e Esportes, distribuídas a todos os estudantes matriculados nos nonos anos.

Os alunos selecionados para o intercâmbio são:


ÁLEF SAMUEL FLORÊNCIO DE MOURA BARROS – ESCOLA MUNICIPAL GILDO VERÍSSIMO

AMANDA TACIELLY GOMES DA SILVA – EMTI SÃO SEBASTIÃO

THACYLA MARIA VIEIRA – ESCOLA MUNICIPAL ALBERTO LUIZ RUSSO

EMILLY VICTÓRIA FREIRE DO NASCIMENTO – ESCOLA MUNICIPAL BARTOLOMEU DE GUSMÃO

ERICK SAMUEL PEREIRA DANTAS – ESCOLA MUNICIPAL OSCAR MOURA

ROBERT ALVES SANTOS DE ASSIS – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JANUÁRIO

Comments


bottom of page