top of page

Estudante com autismo expõe obras de arte no Jaboatão

A exposição Abril, Autista, Artista, Astro, Arthur, está no hall do Palácio da Batalha, no bairro de Prazeres

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


Exposição/Jaboatão


O estudante Arthur Silva, de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tem sido visto como inspiração no município do Jaboatão dos Guararapes. Os desenhos, que serviam para se comunicar melhor com a família, evoluíram e agora ele está com a sua própria exposição Abril, Autista, Artista, Astro, Arthur, no hall do Palácio da Batalha, no bairro de Prazeres.


Além de conhecer o talento de Arthur, os visitantes poderão adquirir os quadros através do leilão silencioso. Basta preencher a ficha, indicar a obra de arte que tem interesse e depositar na urna indicando o valor que pretende pagar. No dia 12 de abril, os lances mais altos serão os vencedores. O artista mirim sonha em ter um videogame, mas quer comprá-lo com os próprios recursos.


Arthur cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Otávio Miranda, onde também está expondo suas obras. A exposição faz parte da programação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo, que segue até a próxima sexta-feira. A campanha inclusiva tem como tema Lugar de Autista é em Todo Lugar.


O estudante esteve na abertura da exposição acompanhado pelos principais incentivadores, seus pais George José de Lima e Raquel Mendonça da Silva. Perguntado sobre como se sentia naquele momento, Arthur disse: “Me sinto feliz porque sou um artista”.


“Meu filho tinha dificuldade para se comunicar e fazia isso através de desenhos. Aos 8 anos, justamente quando foi diagnosticado com autismo, começou a pintar. Mas foi no período da pandemia da Covid-19 que Arthur desenvolveu mais a sua arte. As aulas e o tratamento estavam suspensos e a pintura foi a grande terapia. Conhecemos o artista plástico Heleno Neves, que é professor da rede municipal de Jaboatão, e ele deu excelentes orientações. Hoje meu filho está com seus quadros expostos e colocando à venda porque quer comprar o videogame com dinheiro do próprio trabalho. Mas também temos a intenção de lançar um livro sobre a arte dele, até para incentivar outras crianças que têm o mesmo talento”, disse Raquel.


“Arthur Silva, com a sua arte, é inspiração para todos nós e nos estimula a trabalhar ainda mais em favor dessas crianças e das famílias. Cada atendimento ou ação que a nossa gestão realiza, consolida o Projeto Unir Para Incluir como uma política pública no município. Esta Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo agora é lei e nós vamos realizar todos os anos para envolver toda a sociedade numa questão relevante como essa”, assegurou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.


bottom of page