top of page

Estabelecimentos são flagrados furtando energia pela terceira vez neste ano, em Jaboatão

A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis

Do Diario de Pernambuco

Foto: Divulgação/Neoenergia


A Neoenergia Pernambuco, numa ação conjunta com a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia Seccional de Jaboatão dos Guararapes, e o Instituto de Criminalística (IC), identificou, pela terceira vez, neste ano, desvios de energia elétrica em três estabelecimentos de reciclagem de plástico, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. As equipes técnicas da concessionária estiveram nos estabelecimentos e constataram a irregularidade. Dois homens foram presos em flagrante delito por furto de energia. A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica dos imóveis.


A inspeção confirmou que os locais estavam consumindo energia sem passar pela medição. No início deste ano, os alvos teriam sido identificados ao furtar cerca de 70.000 kWh de energia. Na ocasião, mais de três suspeitos foram detidos pela prática ilegal. Em junho, o volume de energia furtado foi superior a 90.000 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 600 casas por 30 dias.Desta vez, o desvio de energia foi bem maior. Segundo cálculos realizados pelas equipes técnicas da Neoenergia, o volume desviado foi de 122.318 kWh. Este acúmulo poderia energizar cerca de 815 residências por 30 dias.


As três autuações juntas ultrapassam 282 mil kWh, apenas neste ano, o que daria para atender mais de 1.880 casas por um mês. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.


“A Neoenergia intensifica o trabalho de combate ao furto de energia em Pernambuco. Nossas equipes estão atentas ao consumo irregular de energia e estamos atuando fortemente neste sentido. Já estávamos monitorando os estabelecimentos de reciclagem em Jaboatão e atuamos, mais uma vez, com eficiência. Irregularidades como essa configuram como crime e prejudicam toda a sociedade, independentemente da região, além de impactar diretamente no valor da conta de energia. Por isso é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.


A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a distribuidora reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou através do nosso site.

Comentarios


bottom of page