top of page

Esporte, arte e meio ambiente durante recesso escolar de jovens da Funase

O evento também contará com a participação de internos do Case Jaboatão dos Guararapes




Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Nesta sexta (10), adolescentes de duas unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), participarão de um torneio de futsal. A atividade será realizada na quadra esportiva do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama, situado no município do Cabo de Santo Agostinho. O evento também contará com a participação de internos do Case Jaboatão dos Guararapes. A ação compõe a programação de férias desenvolvida em várias unidades da Funase em todo o Estado para o período de recesso escolar dos socioeducandos.


Torneios e campeonatos também estão acontecendo em outras regiões. Dez jovens da Casa de Semiliberdade (Casem) Areias, no Recife, por exemplo, participaram de uma atividade esportiva na comunidade. A mesma ação foi realizada com adolescentes da Casem Olinda, no campo da Academia da Saúde de Santa Tereza, e do Case Petrolina. No Case/Cenip Arcoverde, houve torneio de futsal, dominó e damas. Nas instalações do Case Caruaru e do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, o dominó também foi a diversão dos socioeducandos. Na próxima segunda (13), será a vez de o Case Timbaúba ter uma ação semelhante.


Atividades de cultura e lazer também estão na programação. No Cenip Recife, além de futsal e outros jogos, o cinema faz parte da rotina dos internos dentro da unidade. Já as socioeducandas do Case Santa Luzia tiveram a oportunidade de frequentar espaços externos, como o Museu Cais do Sertão e o Parque Estadual Dois Irmãos. Outra atividade ofertada foi a visita de socioeducandas da Casem Santa Luzia à exposição “Amados – Zélia & Jorge”, na Caixa Cultural, e dos socioeducandos da Casem Rosarinho ao Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Em Garanhuns, adolescentes em semiliberdade estão visitando pontos turísticos do município.


Para os jovens da Casem Caruaru, cinema e boliche estão na programação de janeiro, e em Petrolina, uma visita ao Museu do Sertão compôs o roteiro dos socioeducandos da Casem situada no município. Ao longo do mês, considerando a importância da inserção de socioeducandos em ações de cultura, lazer e educação, conforme definido pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), ainda estão previstas ações profissionalizantes, como oficinas artesanais no Cenip Santa Luzia e no Case/Cenip Garanhuns, e rodas de diálogo sobre temas importantes para esse público, como saúde, sexualidade e diversidade.


bottom of page