top of page

Escolas municipais de Jaboatão só voltarão a ter aulas presenciais em agosto

Na cidade, as escolas municipais estão fechadas desde março do ano passado por causa da pandemia



Do Jornal do Commercio

Foto: Rodrigo Baltar/Secretaria de Educação


As aulas presenciais na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, só votarão a partir de agosto. Segundo a secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, é quando os profissionais da educação estarão vacinados contra a Covid-19. Na cidade, as escolas municipais estão fechadas desde março do ano passado por causa da pandemia. Até lá, serão mantidas atividades remotas.


"Decidimos voltar em agosto porque é quando teremos a segurança de que todos os trabalhadores da educação estarão imunizados", explica Ivaneide. Jaboatão tem cerca de 65 mil alunos que estudam em 146 creches e escolas. Há 5.670 profissionais na rede municipal, dos quais 4 mil são professores.


A reabertura das escolas será por etapas. "Entre cada grupo que vai voltar vamos dar um intervalo de 21 dias, ou seja, trÊs semanas", informa a secretária de Educação. Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do módulo V da EJA serão os primeiros a voltar em 9 de agosto, totalizando 259 turmas.


Em seguida, dia 30 de agosto, retornarão os 5º anos e o módulo III da EJA, que somam 247 turmas. Dia 30 de setembro passarão a ter aulas presenciais todas as demais séries que faltam: 1º ao 4º ano e do 6º ao 8º anos do fundaental, além da educação infantil. São 2.070 turmas.


Atualmente, lembra Ivaneide, Jaboatão está vacinando pessoas com comorbidades e com deficiência. "Em seguida devem ser vacinadas pessoas que estão em presídios. Como não temos unidade prisional na cidade, avançaremos para os trabalhadores da educação e pessoas que moram nas ruas. Nossa previsão é começar, para esses dois grupos, em junho", comenta Ivaneide.


Retorno do ensino presencial

Dia 09/08/2021 - retorno dos 9º anos e Módulos V da EJA, totalizando 259 turmas

Dia 30/08/2021 - retorno dos 5º anos e Módulos III da EJA, totalizando 247 turmas

Dia 20/09/2021 - retorno das demais etapas, totalziando 2.070 turmas


TV ESCOLA


Nesta terça-feira (4), foi lançada pela Prefeitura a TV Escola Jaboatão. As aulas serã transmitidas de segunda a sexta-feira, através da TV Nova Nordeste, canal 22.2, das 10h às 12h e das 16h às 18h. Mas também estarão disponíveis na página wwww.facebook.com/tvnovanordeste e no canal da TV Nova Nordeste no YouTube.


As aulas serão ministradas por professores da rede municipal d educação inafntil, ensino fundamental e EJA. Pais ou responsáveis, explica a Prefeitura, serão informados sobre a programação semanal, para que organizem a rotina escolar dos filhos.


"Paralelamente às aulas da TV Escola, osalunos continarão recebendo o caderno de atividades para que possam estudar em casa, bem como o kit de alimentos, em substituição à merenda escolar", ressalta a gestão municipal.



bottom of page