O Programa, criado em Portugal, é disseminado por diversos países como um reconhecimento às instituições de ensino que buscam desenvolver o pensamento crítico e criativo dos estudantes
Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa
A Escola Municipal Walfrido Coelho, localizada em Barra de Jangada, é a primeira escola do Jaboatão dos Guararapes que vem a integrar o Programa Escola Azul e a All-Atlantic Blue Schools Network. Com isso, junta-se a uma rede formada por uma comunidade científica, jovens ativistas, líderes indígenas e a várias instituições públicas e privadas do mundo que buscam trabalhar de forma transversal e interdisciplinar a importância dos oceanos, no currículo escolar.
O Programa Escola Azul foi criado em Portugal e é disseminado por diversos países, como um reconhecimento às instituições de ensino que buscam desenvolver o pensamento crítico e criativo dos estudantes, inserindo a cultura oceânica junto a outras áreas de conhecimento e engajando a sociedade na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, declarada pela ONU (2021 a 2030).
“A questão ambiental é um tema já inserido no currículo escolar e ficamos muito felizes com mais esse reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Walfrido Coelho, sempre muito engajada no tema”, afirma a secretária Municipal de Educação, Iany Jardim. A inscrição para pleitear o selo foi feita pelas professoras de Ciências, Renata Triane, doutora em Engenharia de Pesca, e de Geografia, Shyrley Lima, especialista em Oceanografia. E o resultado foi divulgado justamente no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho.
A diretora da escola, Ana Paula Felix, explica que a instituição é situada em uma comunidade que realiza atividades de reciclagem e de pesca e, ao longo dos últimos seis anos, essas questões – junto a outras questões ambientais – são levadas para a sala de aula. “O maior ganho é o sentimento de pertencimento dos estudantes e conseguir fazer com que a escola tenha um significado real para eles”, afirma. “Temos outras ações em curso, inclusive o prédio possui energia solar. Nosso objetivo sempre foi o de construirmos uma escola sustentável, amiga do meio ambiente. E estamos conseguindo”.
TARTARUGAS
Ainda nesta quinta, a escola recebeu representantes do setor de Gestão Ambiental da Associação Geral da Reserva do Paiva, que ministraram uma palestra sobre a preservação das tartarugas marinhas para estudantes do 7º ao 9º ano, como parte das ações desenvolvidas pela unidade de ensino, em comemoração à semana do meio ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos. No encontro, Renan Pimentel, representante da entidade, conversou sobre a necessidade da preservação do meio ambiente marinho, em especial sobre as quatro espécies de tartarugas marinhas presentes na nossa costa e os riscos que a poluição dos oceanos oferece a elas. “É importante disponibilizarmos um pouco do nosso tempo e nossa atenção para a questão do descarte do plástico, principalmente, que demora muito para ser degradado na natureza e que mata e/ou contamina toda a fauna marinha, em especial as nossas tartarugas, que confundem resíduos plásticos com algas e acaba ingerindo esse material”, explicou Pimentel.
Comments