top of page

Entidades lamentam morte da jaboatonense Abby Moreira que teve mal súbito em sua casa, em Candeias

Atualizado: 26 de jun. de 2023

Jô Meneses, coordenadora de programas institucionais da ONG Gestos também lamentou a perda

Do G1 PE

Foto: Reprodução/Redes SociaisociaisFoto: Rep


Entidades lamentam morte da ativista Abby Moreira, neste sábado (24), aos 46 anos, em Jaboatão dos Guararapes. Ela foi a primeira mulher trans a assumir o cargo de guarda municipal no país, em 2017. A ONG Arco, de Jaboatão dos Guararapes, ressaltou que Abby era uma ativista singular e fará falta. "É com muito pesar que recebemos a notícia da partida tão repentina de Abby Moreira, primeira guarda municipal trans de Pernambuco, e uma das únicas do Nordeste. Abby era uma ativista singular que vai fazer muita falta por toda a luta que ela representou”, disse a Arco.


O Conselho LGBT de Pernambuco destacou que Abby foi presidenta e secretária do Conselho Municipal LGBT de Jaboatão, militante da Amotrans (Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco) e dos movimentos de pessoas Trans e Travestis em Pernambuco. "Nesse momento de profunda dor manifestamos condolências aos familiares e amigos", disse a nota da entidade.


A prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também divulgou nota lamentando o falecimento de Abby Moreira. "Abby destacou-se não só por ter sido a primeira guarda municipal trans de Pernambuco, mas por ter encampado uma causa social. A prefeitura colocou as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos para prestar todo apoio à família. Aos familiares e amigos, a nossa solidariedade e que Abby descanse em paz", diz o texto.


Jô Meneses, coordenadora de programas institucionais da ONG Gestos também lamentou a perda da ativista Abby Moreira. “A Gestos foi surpreendida com a notícia. Abby era uma militante que contribuiu muito com a luta pelos direitos da população LGBTQIA+ e ajudou a fortalecer esses direitos, especialmente no município de Jaboatão – onde se tornou uma voz em defesa das mulheres trans. Estamos muito tristes com a notícia”, disse.

Kommentare


bottom of page