• Da Redação

Em Jaboatão, aplicativo monitora pacientes de Covid-19

Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, a equipe de retaguarda é acionada para entrar em contato com o paciente por meio de telefone




Do Portal de Prefeitura

Foto: Divulgação


Diante da pandemia da Covid-19, e para evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações na rede de atendimento, a Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes adotou serviços de teleorientação e telemonitoramento.


Através do aplicativo, o usuário responde, diariamente, a perguntas simples sobre seu estado de saúde. Se houver alguma resposta que remeta a sinais de alerta, a equipe de retaguarda é acionada para entrar em contato com o paciente por meio de telefone.


O aplicativo ainda possibilita ao usuário acessar a localização das unidades de urgência mais próximas de sua residência, informações sobre medidas de prevenção para doenças respiratórias e orientações sobre os cuidados no isolamento social.


A ferramenta permite o acompanhamento diário e, durante 14 dias, realiza o mapeamento e a classificação de cada caso da Covid-19. Além disso, cataloga a quantidade de procura pela plataforma, casos encaminhados e quantas pessoas estão em isolamento social no município. O aplicativo Saúde Vigilante pode ser baixado gratuitamente e está disponível na Play Store.


Já os serviços de teleorientação e telemonitoramento realizados pelo banco de dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Jaboatão são coletados de acordo com notificação das unidades de saúde municipal e estadual, telefone, e-mail e Whatsapp, divulgados nas redes sociais do município.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa, destacou a importância dessas ferramentas para a população do município.


“Os serviços de teleorientação e telemonitoramento são estratégias novas da Prefeitura do Jaboatão, que permitem o planejamento de ações que estejam alinhadas com a realidade epidemiológica da pandemia, além de atender à necessidade de cada indivíduo e de alertar os usuários sobre os sintomas da Covid-19.”, afirmou Zelma.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #cvid19 #coronavírus #pandemia #aplicativo #tecnologia

1 visualização