Elias defendeu a implementação de programas voltados à despoluição de rios e mares, com foco na conscientização da população
Foto: Divulgação
Às vésperas das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a edição de ontem (21) do Bora Mudar Jaboatão, plataforma de escuta popular comandada pelo ex-prefeito e pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, realizada no bairro de Jardim Jordão, debateu, entre outros temas, propostas voltadas à sustentabilidade e ao enfrentamento do aquecimento global.
Elias destacou as novas medidas implementadas pelo governo federal no setor, e citou, como exemplo, a redução em cerca de 60% no desmatamento na área da Amazônia Legal, segundo dados do Imazon. Lembrou que o país vive um novo momento após um período de retrocesso no fomento de políticas públicas para o meio ambiente e que cabe ao gestor municipal apresentar projetos para contribuir com a pauta das mudanças climáticas.
Ao falar sobre a cidade do Jaboatão dos Guararapes, Elias defendeu a implementação de programas voltados à despoluição de rios e mares, com foco na conscientização da população; e, principalmente, uma força tarefa entre os governos municipal, estadual e federal pela retomada do projeto de dragagem e urbanização da Lagoa Olho D'água, considerada a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil.
Esse projeto para a Lagoa Olho D'água, inclusive, foi apresentado por Elias à bancada federal do PT no Congresso Nacional em recente visita a Brasília. "É uma obra prioritária, de grande impacto na vida das pessoas que residem no entorno da lagoa, e que vai contribuir substancialmente para o fomento socioeconômico do município a partir do momento em que o equipamento passe a ser explorado como centro urbanístico", disse Elias.
A redução de pontos de alagamento em vias públicas de bairros situados no entorno da lagoa foi outro ponto observado no projeto. "Seria um grande avanço e uma grande contribuição para o melhor funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Jaboatão precisa contar com planejamento prévio e não apenas com medidas urgentes adotadas em períodos chuvosos. Sabemos como fazer e vamos contar com a parceria do governo do presidente Lula (PT) na busca por recursos", pontuou Elias.
Comments