• Da Redação

Dia sobre a Fibromialgia é criado pela Câmara de Jaboatão

O projeto de Lei 02/2019 estabelece a inclusão do dia 12 de maio no calendário oficial da cidade


Da Câmara de Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação


A partir do próximo ano, Jaboatão dos Guararapes passará a ter um dia para debater e enfrentar um sério problema de saúde: a fibromialgia. A Câmara dos Vereadores aprovou nesta quarta-feira (15/05), o projeto de lei 02/2019, de autoria do presidente da Casa, Adeíldo da Igreja, que cria o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. Com isso, a data 12 de maio será incluída no calendário oficial da cidade a fim de que as instituições ligadas à área de saúde possam debater o tema com a população.


FIBROMIALGIA - A fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.


De cada 10 pacientes com a doença, de sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.


#maisjaboatao #jaboatao #prevenção #saúde #fibromialgia #vereadores

7 visualizações