top of page

Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado em Jaboatão

Entre os agraciados, o prefeito Mano Medeiros, a primeira-dama Andréa Medeiros, e o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Rogério

Foto: PMJG/Divulgação


O Dia Nacional da Guarda Municipal foi comemorado, na noite dessa segunda-feira (10), no Jaboatão dos Guararapes, com cerimônia que reuniu integrantes da corporação, autoridades, servidores e convidados. Durante a solenidade, foram entregues certificados e placas homenageando o Amigo da Guarda. Entre os agraciados, o prefeito Mano Medeiros, a primeira-dama Andréa Medeiros, e o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Rogério.


Criada há 31 anos, a Guarda do Jaboatão tem a função de prestar segurança patrimonial. Atualmente é comandada pelo inspetor Cláudio José Andrade, que comandou a cerimônia realizada no auditório da Universidade dos Guararapes (UniFG). “Gratidão, essa é palavra que podemos citar ao falar sobre todos os apoios que foram dados à Guarda Municipal do Jaboatão, e a cada inspetor que está aqui presente. Essa tropa é que me inspira a realizar este trabalho”, falou o comandante Andrade.


O prefeito Mano agradeceu a homenagem de Amigo da Guarda e ressaltou a importância do trabalho que a corporação realiza. “Nossa Guarda é referência para outros municípios e tenho muito orgulho disso. Temos dado apoio e muitas ações ainda virão pela frente como forma de valorizar a categoria. Estamos concluindo um levantamento sobre as necessidades da gestão e a Guarda Municipal é prioridade”, garantiu.


O secretário executivo de Mobilidade e Ordem Pública, André Ângelo, também falou sobre o reconhecimento aos guardas municipais. “A Guarda sempre esteve presente nos momentos mais difíceis do município, apoiando e ajudando a população, superando as dificuldades. Esse reconhecimento é algo importante para todos que fazem parte dessa tropa”, salientou.


As homenagens foram prestadas com a placa Amigo da Guarda às autoridades, servidores municipais, representantes das Forças Armadas, Polícia Militar, Guardas de outras cidades e convidados. Um grupo de inspetores teve o trabalho reconhecido com o certificado de Elogio Individual. Guardas aposentados também foram homenageados pela contribuição que deram à corporação. A cerimônia contou com palestra sobre o papel da Guarda Municipal na segurança dos cidadãos e apresentação do Coral Jaboatão Canta.


A Guarda Municipal do Jaboatão dos Guararapes é estruturada com o Grupamento Tático de Apoio ao Turista (GAT), Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA), Departamento de Apoio Social (DASG), Motopatrulha e Patrulha Maria da Penha. O efetivo é distribuído nas sete regionais para garantir a cobertura e segurança patrimonial em todo o município.


bottom of page