top of page

Desempenho no setor imobiliário fortalece a atuação de corretor

 Entre julho e setembro, no Brasil, foram contratadas 154,6 mil unidades habitacionais, de acordo com o Boletim Abrainc: Indicadores Econômicos e Imobiliários, assinado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias

Foto: Divulgação

 

O setor construtivo, um dos protagonistas da economia brasileira, vem apresentando bom desempenho durante o ano. No segmento do Minha Casa, Minha Vida, a performance do terceiro trimestre foi superior 26% em comparação ao tri de 2023. Entre julho e setembro, no Brasil, foram contratadas 154,6 mil unidades habitacionais, de acordo com o Boletim Abrainc: Indicadores Econômicos e Imobiliários, assinado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

 

Para além do impacto que esse crescimento gera na cadeia de fornecedores, de contratações nas obras e em setores indiretos, o fortalecimento do setor construtivo imobiliário vem apontando a expansão da atuação de corretores no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis, que celebra 62 anos de regulamentação da profissão de corretor imobiliário, o número desses profissionais atuando aumentou 44% nos últimos cinco anos. Somente no último ano, 42.436 novos corretores foram registrados, o que representa uma média de cinco novos profissionais ingressando na área por hora.

 

“Havia um pensamento ultrapassado de que a atividade era para quem estivesse sem ocupação. Então, entrava nesse mercado apenas de forma temporária. E isso não é verdade. É uma profissão que tem regulamentação, precisa de pessoas dedicadas e comprometidas”, comenta Bruno Malheiros, gestor Comercial da MRV em Pernambuco. A empresa, do Grupo MRV&CO, credencia em média 240 corretores autônomos anualmente no estado, um dos principais mercados regionais. Só neste ano, foram lançados mais de 700 apartamentos.

 

Foi o setor imobiliário a porta de entrada para realizações profissionais e pessoais de Lucas Marques. Atualmente com 23 anos, o jovem se credenciou à MRV como corretor em 2020. Inicialmente, concentrava sua atuação em Piedade, mas, com o desempenho, passou a cobrir a Região Metropolitana do Recife. “Fiquei apaixonado pela área e me desenvolvi durante três anos. Logo depois, virei professor para ajudar na formação de novos profissionais”, relembra. Hoje, segue em contato com corretores, mas da rede de parceiros. “Aprendi a compreender o trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de outras qualificações”, conta.

 

Mudança no mercado – se antes a busca por imóveis envolvia procurar em classificados e ir até uma empresa, hoje a atividade é desafiada a seguir novos comportamentos, especialmente a utilizar os canais digitais. “Atualização é sempre importante. É fundamental saber do negócio em si, mas também compreender a sociedade, sobre comunicação e a se relacionar com todas as ferramentas e pessoas”, comenta Bruno.

 

Leitura de notícias, estudo e domínio sobre os empreendimentos e regiões onde estão, capacidade de analisar cenários e mercados, boa escrita, desenvoltura na fala e postura profissional online e offline estão entre as principais competências desejadas do mercado. Para atuar na MRV, os corretores autônomos credenciados possuem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), referência na regulamentação e transparência do trabalho, recebem formações e têm acompanhamento e suporte da equipe comercial.

...

Comments


bottom of page