• Da Redação

Corrida encerra programação do Outubro Rosa no Jaboatão

A ação teve o objetivo de divulgar a importância da prevenção mas através da prática de exercícios físicos e boa alimentação

Foto: PMJG/Divulgação


As atividades de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero, promovidas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, encerraram, nesta quinta-feira (27), com a 1ª Caminhada/Corrida Outubro Rosa, no calçadão de Candeias e Piedade. Além das primeiras colocadas, todos que percorreram os 4 quilômetros da prova receberam medalhas. A ação teve o objetivo de divulgar a importância da prevenção, não só na realização frequente de exames médicos, mas através da prática de exercícios físicos e boa alimentação. A Caminhada/Corrida reuniu, principalmente, participantes do Programa Viver Atividade, que é realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Executiva de Juventude, Esporte e Lazer.


O prefeito Mano Medeiros deu a largada da caminhada/corrida, junto com a primeira-dama Andréa Medeiros, e ressaltou a importância dos cuidados com a saúde. “A prevenção é fundamental para a prevenção, por isso montamos toda uma programação ao longo do mês de outubro para estimular e incentivar as mulheres a se prevenir. A caminhada/corrida de hoje culminou o Outubro Rosa, mas o trabalho não para na nossa rede de saúde porque os cuidados com a saúde têm que acontecer diariamente”, ressaltou o gestor.


Coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Samara Brelaz destacou que apenas 5% dos casos de câncer de mama e colo de útero têm causa hereditária, enquanto a maioria é devido maus hábitos alimentares e sedentarismo. “A prática do exercício físico previne sete tipos de câncer, entre os quais de mama. A maior chance de ter câncer depende do que se come e de como se vive. Toda mulher, principalmente com idade entre 50 e 69 anos, tem que se tocar na hora do banho, quando trocar de roupa e fazer exame de mamografia. Esse exame salva vidas”, alertou.


A primeira colocada na corrida de hoje foi a dona de casa Maria Edvânia Porto Silva, de 57 anos, que subiu ao pódio para receber a medalha. “Participo quatro vezes por semana das atividades do Conviver Mais, em Barra de Jangada, por entender a importância de praticar exercícios físicos. As mulheres não podem ficar em casa. Têm que fazer todo tipo de prevenção para evitar doenças graves. Além dos exercícios, também faço exames frequentemente e procuro me cuidar”, contou. O Conviver Mais é uma das ações do Programa Viver Atividade.


Quem também participou da ação de hoje foi a campeã brasileira de Duathlon e Aquathlon e triatleta Carolline Gomes. Ela falou sobre a importância da prática esportiva na vida das pessoas e prestigiou a entrega das medalhas às vencedoras da 1ª Caminhada/Corrida Outubro Rosa.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #outubrorosa #corrida #saúde #prevenção #pernambuco