• Da Redação

Coronavírus: movimento e aglomerações até no último dia de quarentena

Em Jaboatão, o Mercado Público da Mangueira, em Prazeres, estava ficou lotado. Pessoas muito próximas umas das outras, formando aglomeração




Da Rádio Jornal

Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem


Neste domingo (31) acaba a quarentena mais rígida, em cinco municípios de Pernambuco. Nem no último dia, a população respeitou o decreto, que incluía as cidades do Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.


Em Jaboatão, o Mercado Público da Mangueira, em Prazeres, estava ficou lotado. Pessoas muito próximas umas das outras, formando aglomeração. Na entrada da feira, não havia fiscalização, nem organização, por parte dos funcionários, como nos primeiros dias de isolamento social.


No bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, havia filas para entrar nos supermercados. As paradas de ônibus estavam lotadas de passageiros e teve gente esperando mais de uma hora pelo transporte.


Em Casa Amarela, Zona Norte, o domingo foi de feira tranquila. Serviços considerados essenciais estavam abertos, mas sem aglomerações. Tranquilidade também na Rua Padre Lemos, com bloqueio e sem fluxo intenso de carros.

Em Olinda, a Feira de Peixinhos também estava tranquila. No entanto, algumas pessoas circularam sem máscara ou com o acessório usado de maneira errada. 


Sábado (30)

Esse sábado (30) foi o penúltimo dia. As fiscalizações de veículos foram intensas nos bloqueios localizados na Avenida Agamenon Magalhães e havia pouca movimentação na via. 


Já em outros pontos da cidade, nem mesmo a presença da fiscalização intimidou as pessoas. No bairro de Beberibe, na Zona Norte do Recife, havia muita gente nas ruas, com movimento intenso no comércio.


Agentes da prefeitura tentaram organizar e retirar muitos ambulantes, mas não foi o suficiente.


O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.


#maisjaboatao#jaboatãodosguararapes#coronavírus#ocivd19#pandemia#isolamentosocial#saúde

2 visualizações