top of page

Conheça sobre a história de Jaboatão

O povoado foi fundado no dia 4 de maio de 1593 pelo terceiro proprietário do antigo Engenho Batista, Bento Luiz Figuerôa




Neste sábado (04/05), é comemorado 426 anos de Jaboatão dos Guararapes. Mas você sabe como a cidade surgiu? Essa história iniciou em 1556, na época das capitanias hereditárias, quando Duarte Coelho concedeu uma légua de terra a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira para o desenvolvimento produtivo das terras, como a criação do Engenho São João Batista (atual Usina Bulhões).


O engenho foi vendido em 1573 a Fernão Soares, que teve como herdeira Maria Feijó. Ela foi casada com o português Antônio Bulhões. O então povoado Jaboatão foi fundado no dia 4 de maio de 1593 pelo terceiro proprietário do antigo Engenho Batista, Bento Luiz Figuerôa. Considerado o Berço da Pátria, foi palco da Batalha dos Guararapes, nos anos de 1648 e 1649, que marcou a expulsão dos invasores holandeses. Esse também foi o marco para o surgimento do Exército Brasileiro.


Entre os principais envolvidos nessa batalha foram: francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias, Antônio Dias e Antônio Silva. O povoado passou à Vila, em 1873 e só foi desmembrado do território de Olinda e elevado à categoria de cidade em 1884. O nome Jaboatão dos Guararapes passou a ser chamado em 1989.


Com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Foto: Marcelo Ferreira


bottom of page