top of page

Conheça o Threads, concorrente do Twitter

O aplicativo, desenvolvido pela Meta - dona de Facebook, Instagram e Whatsapp -, é voltado para o compartilhamento de textos

Do Diario de Pernambuco

Foto: Justin Sullivan / Getty Images North America / Getty Images Via AFP


Foi lançado, na última quarta-feira (05), o Threads, uma rede social projetada para concorrer diretamente com o Twitter. O aplicativo, desenvolvido pela Meta - dona de Facebook, Instagram e Whatsapp -, é voltado para o compartilhamento de textos e gerou comoção em seus primeiros dias de vida.


De acordo com Mark Zuckerberg, dono da Meta, a plataforma ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários na manhã de hoje (07), com menos de 48 horas de funcionamento.


Nela, é possível publicar textos de até 500 caracteres, além de fotos e videos de até cinco minutos. Os usuários também podem seguir amigos e criadores, respondendo, curtindo e compartilhando suas postagens.


O aplicativo, que está disponível em mais de 100 países para iOS e Android, é gratuito e, até o momento, está livre de anúncios. Ao contrário do seu concorrente, também não oferece assinaturas pagas para a disponibilização de recursos como o selo de verificação ou a capacidade de publicar textos maiores.


Seu feed principal mostra postagens, assim como contas recomendadas pelo algoritmo do Instagram. Republicar algo com um comentário é possível, e isto será exibido no feed principal.


Não há um feed que mostre publicações apenas das pessoas seguidas pelo usuário e os selos de verificação dos usuários que os possuem no Instagram serão transferidos automaticamente.


Ao contrário do Twitter, ele não conta com uma área de trending topics, onde os assuntos mais comentados das últimas horas na rede social são exibidos.


Apesar de serem aplicativos diferentes, uma perfil no Threads está diretamente ligado a um no Instagram. A conta na nova plataforma pode ser feita através dos dados utilizados na outra, assim como a sua exclusão resulta, obrigatoriamente, no desaparecimento daquela que lhe deu origem.


Isso acontece porque, de acordo com a Meta, o Threads é um serviço oferecido pelo Instagram. Em sua política de privacidade, a empresa diz que "você pode desativar seu perfil do Threads a qualquer momento, mas ele só poderá ser excluído por meio da exclusão da sua conta do Instagram".


E esta não é a única rede com a qual a rede social poderá se conectar. Ele é interoperável, o que significa que, no futuro, permitirá que seus usuários troquem mensagens, mesmo que estejam em sites diferentes. A comunicação será possível com plataformas como Mastodon e Wordpress.


O aplicativo já está disponível na Apple Store e na Google Play Store.


Comentarios


bottom of page