• Da Redação

Centenas de Técnicos de Enfermagem realizam ato em defesa do piso nacional e por melhores condições

As mobilizações aconteceram, nesta terça (15), nos municípios da Região Metropolitana e do interior

Foto: Divulgação


Nesta terça-feira (15/03), centenas de profissionais da enfermagem de nível médio foram às ruas novamente para pressionar a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 que propõe o piso salarial nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras, além de reivindicar pautas ao Governo de Pernambuco.


As mobilizações foram realizadas na Região Metropolitana e no interior. No Recife, a concentração ocorreu na Praça do Derby e seguiu até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Outros municípios que também realizaram caminhada foram: Serra Talhada, Caruaru, Garanhuns, Parnamirim, Pesqueira, Petrolina, Cabrobó, Salgueiro e Afogados da Ingazeira.


O evento, promovido pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe), foi mais um ato para reforçar aos parlamentares pernambucanos a necessidade do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, encaminhar o texto para votação em caráter de urgência. Em relação ao Governo do Estado, o sindicato cobrou a inclusão dos cerca de 10 mil Auxiliares e Técnicos de Enfermagem nos projetos de Lei Complementar 3140/2022 e 3141/2022 que tratam do reajuste dos servidores estaduais.


No último dia 8 deste mês, mais de dois mil trabalhadores da enfermagem participaram de uma mobilização em defesa de salário digno e por melhores condições de trabalho em alguns municípios pernambucanos. Em seguida, uma comissão foi recebida pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, para abrir encaminhamentos de propostas à Secretaria Estadual de Administração.


"A categoria não sairá das ruas. Seguiremos mobilizados o quanto for necessário para que as autoridades passem a tratar a enfermagem com o devido respeito e que o Governo do Estado reconheça a nossa entidade. A luta continuará por melhores condições de trabalho, salário decente, respeito e dignidade", afirmou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.


REUNIÃO - Enquanto acontecia a caminhada, o diretor do Satenpe, Gomes Filho junto com representantes de outras categorias dos servidores estaduais participaram de uma reunião com a comissão técnica de finanças e com o secretário Executivo Estadual de Administração, Júlio Jonas. Foram discutidas as pautas referente aos anos 2020/2021. O encontro contou com a mediação dos deputados estaduais João Paulo e Juntas.


Gomes destacou ainda a situação de precariedade enfrentada pelos cerca de 10 mil trabalhadores contratados que não foram contemplados com o reajuste. Além disso, denunciou a prática dos plantões extras onde os servidores não possuem vínculo com a Secretaria Estadual de Saúde. No final da reunião, foi acordado que as entidades reapresentem as reivindicações à Secretaria de Administração e, também, a marcação de um encontro com o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #jaboataodosguararapes #Enfermagem #pl2564 #pl2564pisosalarialnacional #Recife #Caruaru #Petrolina #garanhuns #pernambuco