top of page

Carnaval: dicas para prevenir o calor e o excesso de bebidas alcoólicas

Claudiane Maria, enfermeira e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da FPS, orienta o que fazer caso o calor cause mal-estar durante o período carnavalesco

Foto: Freepik


Os primeiros socorros são os cuidados iniciais prestados às pessoas vítimas de acidentes ou mal estar que põem perigo à vida com o objetivo de manter os sinais vitais até a chegada de uma assistência especializada e também para prevenir danos maiores, principalmente no carnaval.

Altas temperaturas


Claudiane Maria, enfermeira e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da FPS, orienta o que fazer caso o calor cause mal-estar durante o período carnavalesco. “A temperatura alta pode causar queda de pressão, então é importante se deitar ou se sentar em algum lugar para evitar o risco de queda. Se estiver deitado, coloque as pernas para cima para aumentar o fluxo de sangue em direção ao coração. Se estiver sentado, pode cruzar as pernas”, orienta. Caso o indivíduo sinta tontura, fraqueza, ansiedade ou dor de cabeça é indicado procurar um lugar arejado.

Quando há sintomas mais preocupantes como falta de ar, alteração de consciência, pele vermelha, seca e quente; pulso acelerado, convulsão ou dor no peito, é importante buscar atendimento médico imediatamente. A facilitadora do CSim orienta também o acompanhante. “Enquanto você espera por ajuda, mova a pessoa para um local fresco, colocando-a na posição horizontal, remova ou afrouxe a roupa (se possível) e inicie resfriamento externo, por exemplo, colocando algum tecido umedecido com solução fria no pescoço, axilas e virilha, ventile continuamente e pulverize a pele com água”.

Excesso de bebida alcoólica

O consumo de álcool também aumenta durante os próximos dias e merece atenção. Claudiane orienta que, caso consuma, que seja de forma moderada e acompanhada de uma boa hidratação. Ultrapassando os limites do organismo e causando alteração no estado de consciência, desmaios, vômitos, palidez ou diminuição da temperatura corporal, o indicado é: “primeiro assegurar que uma pessoa embriagada não fique sozinha; escolher um local para ela sentar e descansar. Se a pessoa alcoolizada quiser descansar deitada, deve permanecer lateralizado, para prevenir a ocorrência de broncoaspiração em casos de vômitos e mantê-la bem hidratada”, orienta a enfermeira.

bottom of page