• Da Redação

Campanha da Prefeitura do Jaboatão troca lixo eletrônico e resíduos recicláveis por mudas

No local, equipes da prefeitura estarão coletando materiais recicláveis e trocando por mudas e jarros artesanais

Da Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação


Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último sábado (5), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá promover, nesta terça-feira (8), uma ação educativa e de conscientização para lembrar a população sobre a importância da reciclagem de resíduos descartáveis e eletrônicos. A ação, organizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, vai ser realizada no estacionamento do Shopping Guararapes, próximo à Portaria A. No local, equipes da prefeitura estarão coletando materiais recicláveis e trocando por mudas e jarros artesanais.


De acordo com o relatório do Global E-waste Monitor, o Brasil é o segundo país das Américas a produzir lixo eletrônico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2016, o País produziu 1,5 milhão de toneladas. “Esse descarte incorreto de lixo eletrônico e descartáveis faz com que eles acabem misturados aos dejetos orgânicos e deixem de virar fonte de renda para milhares de famílias. Além disso, existe o impacto que esse lixo causa na natureza e que gera, entre outras coisas, inundação de vias públicas”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.


A expectativa da secretaria é distribuir até o final da ação 200 mudas e 100 jarros artesanais com o recolhimento de resíduos recicláveis que, muitas vezes, são descartados em ruas, praias e áreas verdes. A coleta dos materiais será feita via drive-thru, sem a necessidade de sair do carro.


Para realizar a troca, os interessados deverão levar a quantidade mínima de cinco unidades de garrafas pet ou vidro, latinhas de cerveja e refrigerante ou alimentos. Os eletrônicos podem ser trocados a cada dois resíduos. A secretaria ainda reforça que estará recolhendo pilhas eletrônicas, mas que o material, por não ser considerado reciclável, não será trocado por mudas. Ao fim da atividade, todo material recebido será destinado ao programa de coleta seletiva da prefeitura.


COMEMORAÇÃO A ação faz parte de um calendário de atividades da prefeitura que celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente até o dia 11 de junho. Até lá, serão realizadas transmissões de lives com profissionais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes 3jaboataodosguararapes #meioambietnte #preservação #pernambuco


2 visualizações