• Da Redação

Caixa 'misteriosa' é encontrada na praia de Piedade

No final de semana, outras caixas foram encontradas nas praias de Serrambi, no Litoral Sul, e de Catuama, no Litoral Norte



Da TV Jornal

Foto: Adriana Victor/TV Jornal


Na manhã desta terça-feira (30), mais caixas de borrachas foram encontradas no Litoral de Pernambuco. Desta vez, elas apareceram na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. No final de semana, outras caixas foram encontradas nas praias de Serrambi, no Litoral Sul, e de Catuama, no Litoral Norte. Em nota, a Marinha do Brasil informou que não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos pacotes sem identificação que estão sendo encontrados no Litoral do Nordeste deste 2018.


Até o momento, as capitanias dos portos envolvidas estão acompanhando a situação. O biólogo, pesquisador, oceanógrafo e professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho Junior, pede que as pessoas evitem tocar nesse material e alerta que as caixas são um “prejuízo significativo para o meio ambiente”.


Laudo pericial


Segundo o especialista, um laudo pericial realizado em setembro de 2019 pela Polícia Federal constatou que os fardos são de látex, matéria-prima para produção de material emborrachado como botas, preservativos e pneus. “Durante a deterioração desse material ele pode liberar pequenos pedaços que infelizmente podem ser ingeridos por tartarugas, cetáceos e até por peixes e aves marinhas. É um prejuízo significativo para o meio ambiente”, afirmou.


Ainda segundo o especialista, o objetivo do laudo solicitado pela Polícia Federal também era identificar se havia relação entre o derramamento de óleo que atingiu o litoral nordestino naquele período, o que foi descartado pelo estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará. No entanto, tanto as caixas quanto as manchas de óleo foram trazidas pela mesma corrente marítima.


#maisjaboatao #jaboatãodosguararapes #praia #piedade

0 visualização