top of page

BRK reforça os cuidados necessários no combate à dengue

Companhia orienta a população a buscar meios de evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti

Foto: Divulgação


No verão, a combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika. Para combater o mosquito, que se reproduz em água parada, seja limpa ou suja, a BRK, que atua no saneamento em várias regiões do Brasil, destaca a importância de adotar medidas para combater a doença.


A concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro, ou seja, se preocupar com a prevenção antes da preocupação com os sintomas. Algumas mudanças de hábitos são fundamentais para evitar novos focos de proliferação do mosquito: tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.


“O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma ação que deve ser realizada constantemente. Além do trabalho de sensibilização de toda população, as boas práticas de saneamento também auxiliam no combate à dengue, entre outras enfermidades. Sem o serviço de coleta e tratamento do esgoto, por exemplo, teríamos um aumento do número de criadouros do mosquito e as chances de surtos da doença se tornariam muito maiores”, explica Karine Mourato, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da BRK RMR.


Para auxiliar na prevenção da doença, confira ações que devem ser adotadas no dia a dia e que vão ajudar a conter a reprodução do mosquito.


- Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses

- Mantenha as calhas sempre limpas

- Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo

- Mantenha lixeiras bem tampadas

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

- Limpe semanalmente com escova ou bucha os potes de água para animais

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas

- Limpe ralos e canaletas externas

- Deixe as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água


Acesse o site https://busqueporprevencao.com.br/ e saiba mais sobre a doença e meios de prevenção.


SOBRE A BRK EM PERNAMBUCO


Uma das maiores empresas do segmento privado de saneamento do país, a BRK trabalha para transformar a realidade do saneamento básico do Brasil, onde ainda hoje uma a cada duas pessoas vive sem coleta de esgoto. A BRK beneficia diretamente a vida de mais de 15 milhões de brasileiros, conhece a realidade do país de Norte a Sul, e atua para transformá-la, proporcionando investimentos para ampliação do acesso ao saneamento e garantir serviços de qualidade para seus clientes. Em Pernambuco, a BRK está presente na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no município de Goiana desde 2013, por meio do Programa Cidade Saneada, uma parceria público-privada com a Compesa que já investiu mais de R$2,6 bi no saneamento. O objetivo da parceria é a ampliação do atendimento dos serviços de esgoto em todas as 15 cidades atendidas.

bottom of page