• Da Redação

Jaboatão terá semana de conscientização sobre autismo

Projeto de lei neste sentido foi apresentado pela vereadora Maria Jacinta

Foto: Divulgação


A partir de 2022, a cidade de Jaboatão passará a ter, em seu calendário oficial, uma semana dedicada à realização de campanhas de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Projeto de lei neste sentido foi apresentado pela vereadora Maria Jacinta. De acordo com ela, o trabalho deverá ser realizado anualmente na semana de 02 e 08 de abril.


"O objetivo de estabelecer a data no calendário oficial da cidade é informar e orientar a população sobre o autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio às famílias e o respeito ao cidadão autista", diz o texto do projeto.

Outro aspecto do projeto é estimular a realização de debates, seminários, aulas, palestras, eventos esportivos, cartilhas e outras peças educativas que contribuam para a divulgação do TEA, ajudando a sociedade como um todo a compreender melhor a situação da pessoa afetada e sua família.

O QUE É - O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.


A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.


Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.


#maisjaboatao#jaboatãodosguararapes#jabataodosguararapes#vereadora#autismo#tea#pernambuco@jacintajaboatao