top of page

Blitz Educativa do Detran-PE em Jaboatão dá início à Semana Nacional de Trânsito no Estado

Primeiro dia também teve estreia do teatrinho da Turma do Fom-Fom nas escolas, com dicas educativas, alegria e descontração

Foto: Detran-PE/Divulgação


Com informação e conscientização é possível uma circulação de veículos com mais segurança para todos. Para isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) deu início a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), com uma Mega Blitz Educativa na orla de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda-feira (18/09). A operação destacou os cuidados para uma direção correta, reforçou a necessidade do uso dos equipamentos de proteção e alertou para os perigos da alta velocidade e da ingestão de álcool antes de conduzir veículos. Durante a manhã também ocorreu a estreia do esquete da Turma do Fom-Fom nas Escolas. A SNT acontece de 18 a 25 com atividades variadas no Recife, Região Metropolitana e cidades polos do Interior.


O diretor presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, destacou o caráter educativo da ação, que tem a finalidade de promover um trânsito mais harmônico. “Levando informação, incentivamos práticas saudáveis e reforçamos a necessidade de mais atenção e gentileza entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para preservar vidas”, comenta.


Cada condutor abordado durante a blitz esteve atento às orientações prestadas pela equipe de educadores do Detran-PE e da Turma do Fom-Fom, que complementava as informações. Utilizar o capacete, manter a viseira fechada e instalar a antena corta pipa, foram algumas das dicas para quem anda de motocicleta. Ricardo Pereira, motociclista de aplicativo, gostou das orientações. Para ele, a ação “é uma boa medida que contribui para aumentar a segurança”.


Já para os motoristas de veículos, a blitz levou como recomendações, colocar sempre o cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, respeitar os limites de velocidade e nunca ingerir álcool antes de dirigir. Para relatar as consequências da bebida alcoólica, Thiago Dantas, cadeirante e representante da Operação Lei Seca (OLS), contava sua história. Há 22 anos, dirigindo sob efeito de álcool, ele capotou o veículo e sofreu uma lesão na medula. A dona de casa, Cristina Correa, ouviu a narração e achou a operação do Detran-PE importante “para conscientizar mais, principalmente motoristas acostumados a beber e dirigir”.


Com uma média de oito automóveis, quatro veículos e quatro motos, abordadas a cada quatro minutos, a Mega Blitz foi montada tendo como parceiros, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o 1ª Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), OLS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade (Semop) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Além de instruções educativas, quem passou pela blitz recebeu lixeirinhas e chaveiros, como brindes. A circulação de veículos na área ficou por conta dos agentes da Diretoria de Fiscalização do Detran-PE.


Enquanto ocorria a Blitz, outra equipe da Turma do Fom-Fom estreou o esquete em Escolas, reunindo 200 estudantes do ensino fundamental 1, na quadra do Colégio Damas, bairro das Graças, Recife. A peça contou os preparativos para o aniversário da Bibite, uma das seis integrantes da trupe, com a garotada interagindo bastante em vários momentos. Dicas de segurança e cuidados no trânsito integram o esquete, aprovado pelos alunos, que no final fizeram filas para ganhar autógrafos da Turma do Fom-Fom.


Commentaires


bottom of page